Uma reunião envolveu representantes de instituições públicas, profissionais de meio ambiente e turismo e moradores de Nobres, a 151 km de Cuiabá. O objetivo foi discutir a estruturação e o uso sustentável do Parque Estadual Gruta Lagoa Azul, que fica na zona rural do município.

Gruta Lagoa Azul de Nobres (Reprodução)
Gruta Lagoa Azul em Nobres (Foto: reprodução)

Os participantes puderam propor ações sustentáveis e efetivas que viabilizem visitação sem risco ao visitante e ao meio ambiente.

Segundo o titular da Promotoria de Justiça de Nobre, William Ogama, a ação foi importante para o processo de reativação do Conselho do Parque.

A superintendente de Biodiversidade da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), Gabriela Priante, destacou que a proposta é desenvolver ações ambientais no Parque e implementar o uso sustentável, mantendo e conservando o ecossistema, considerando o potencial turístico da região.

Ela destacou ainda que foi possível perceber o engajamento dos representantes do parque, que tem pela frente o grande desafio de superar as questões de regularização fundiária.

Durante a reunião, também se debateu o processo de criação de uma logomarca para o parque, utilizando ideias de membros do conselho do parque e da comunidade escolar da Vila Roda D’Água, localizada no município.