As barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, foram alçadas a Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Governo Federal. O reconhecimento, oficializado por meio de lei proposta pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, visa destacar a importância desses espaços e das atividades que lá se desenvolvem como núcleos de cultura e interação social.
A medida auxilia a preservação das características arquitetônicas e das atividades comumente realizadas nas barracas, ressaltando seu papel de valorização da cultura e gastronomia cearense. Para isso, a legislação estabelece diretrizes para a manutenção e valorização das barracas, a fim de que elas permaneçam espaços de lazer acessíveis para a comunidade local.
Com o reconhecimento, esses espaços se igualam a outros como o Pelourinho, em Salvador, ou o sítio arqueológico de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, que também ostentam o título.
As megabarracas da Praia do Futuro alcançaram tal grau de importância por oferecerem uma série de atividades na beira da orla, que fica na zona leste da capital cearense. Os atrativos incluem restaurantes, piscinas, toboáguas, recreação… e, em alguns casos, até salão de beleza. Saiba mais.
Fonte: viagemeturismo