O Sítio Arqueológico de Pompeia, a cerca de 30 minutos de Nápoles, estabeleceu um limite de 20 mil visitantes diários. A medida, que está em vigor desde 15 de novembro, foi implementada depois que o espaço recebeu um recorde de 36 mil visitantes no primeiro domingo de outubro — em todo primeiro domingo do mês, a entrada ao sítio arqueológico é gratuito, o que ajuda a explicar o número.
As ruínas da antiga cidade de Pompeia, que foi destruída por uma erupção do Vesúvio no ano 79, dificilmente chegam a receber 20 mil visitantes em único dia. Segundo a BBC, em 2024 o mês de maior movimento no local foi maio, às vésperas no início da temporada de verão, com cerca de 517 mil visitantes — uma média de 16.700 pessoas por dia.
O limite, portanto, só deve impedir turistas de conhecer o sítio arqueológico em ocasiões raras ao longo ano, como os dias de entrada gratuita. Ainda assim, o diretor do Sítio Arqueológico de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel, ressaltou a importância da medida por questões de segurança e conservação.
Além do limite de 20 mil, os ingressos passaram a ser personalizados com o nome do visitante e, durante a alta temporada, entre 1º de abril e 31 de outubro, as entradas serão divididas em duas faixas de horário. Serão admitidas até 15 mil pessoas das 9h às 12h e as outras 5 mil, das 12h às 17h30.
Serviço
Pompeia fica menos de 30 km ao sul de Nápoles. A forma mais prática de chegar é pegando o trem que parte da estação Napoli Centrale e desembarcar na estação Pompeia, que fica a cerca de dez minutos a pé da entrada do sítio arqueológico.
Os ingressos custam a partir de € 18 e podem ser comprados pelo site oficial. O sítio arqueológico abre diariamente (com exceção de 1/1, 25/12 e 1/5), sempre a partir das 9h. O fechamento é às 17h de novembro a março e às 19h de abril a outubro.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Fonte: viagemeturismo