Sophia @princesinhamt
Turismo

Pesque e solte agora é permitido nos rios Paraná e Paraguai em Mato Grosso do Sul: aproveite a pesca consciente e preserve a natureza!

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A partir desta quinta-feira, dia 1° de fevereiro, o “pesque e solte” amador está liberada nas calhas dos rios Paraguai e Paraná. A modalidade atrai turistas de várias regiões do país para Mato Grosso do Sul e no Pantanal, a expectativa é que neste ano o movimento aumente em 30% com relação ao ano passado.

2025 word2
Vista Do Rio Paraná Em Três Lagoas (Fotos: Geysel Rodrigues)

🎧 Ouça abaixo reportagem da Morena FM:

Durante praticamente tido o mês de fevereiro apenas o “pesque e solte” está liberado no estado; com isso, o pescador pode fisgar o peixe usando anzóis lisos (sem farpas) e depois devolvê-lo imediatamente à água, para garantir sua sobrevivência.

Nesse tempo, nenhum peixe pode ser retirado do rio, isso porque a piracema – período de defeso das espécies para garantir a reprodução – vai até o dia 28 de fevereiro. O desrespeito à legislação pode levar a prisão em flagrante e apreensão de todo o material de pesca, além de multa.

Além disso, outro detalhe importante deve ser observado; a pesca só pode ser feita nas calhas dos rios Paraná e Paraguai. O pescador não pode entrar nas baías, lagos e lagoas marginais, banhados e outros cursos d’água que tenham conexão com esses rios.

Em Mato Grosso do Sul o rio Paraná passa aqui pela região leste, na divisa com São Paulo. Na cidade de Três Lagoas essa época é uma das mais aguardadas pelos comerciantes, que vêm o movimento aumentar significativamente por conta do turismo de pesca.

É o que destaca Júlio Roberto da Silva, presidente da Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas:

“É muito importante por causa da movimentação turística aqui no nosso município. Então a importância socioeconômica é grande. Atrai sempre muitos turistas que vêm pescar aqui na região e com essa liberação do pesque e solte na canha do rio Paraná é um atrativo a mais para gente ter os pescadores e suas famílias aqui com um mês de antecedência. É um dinheiro que vem de fora para movimentar a economia aqui do nosso município”.

Júlio Roberto

Já o rio Paraguai banha o pantanal sul-mato-grossense.

Em Corumbá a expectativa é que esse ano o número de turistas na cidade cresça 30% com relação ao ano passado.

De acordo com dados da Fundação de Turismo do Pantanal, em 2023 cerca de 924 embarcações que saíram do Porto Geral, um total de 9.500. Se somar aos turistas que ficaram em pousadas da região, o número chega a 20 mil visitantes.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.