Situada no centro da Baía de Todos os Santos, a Ilha dos Frades é o maior e mais emblemático território insular de Salvador. São cerca de 13 milhões de metros quadrados repletos de belíssimas praias, piscinas naturais, cachoeiras, montanhas e lagoas.
Além de reunir paisagens típicas da Mata Atlântica, o local se destaca por possuir a certificação do Programa Bandeira Azul, que reconhece práticas sustentáveis de gestão ambiental em zonas litorâneas.
Segundo a crença popular, o seu nome é fruto de uma trágica história envolvendo o naufrágio de uma embarcação de frades, que teriam sido sacrificados por uma tribo indígena tupinambá.
Esse não é o único flagelo que assola o passado da ilha. O local foi ponto de passagem para o comércio de escravizados durante o século 19. Hoje, a região, cujo formato se assemelha a uma estrela de 15 pontas, é um dos principais destinos turísticos baianos.
Como chegar na Ilha dos Frades
Na hora de organizar a sua visita, é importante ter em mente que é cobrada uma taxa de preservação ambiental de R$ 25 por pessoa. Além disso, a ilha não tem ligação terrestre com o continente e, portanto, a única maneira de acessá-la é por via marítima. Para quem deseja visitar a região, há duas principais opções de trajetos.
O mais popular se inicia no Terminal Turístico Náutico, que fica no bairro do Comércio, em Salvador. Com uma hora e meia de duração, a rota é feita de escuna ou catamarã e costuma ter o acompanhamento de guia. Os preços para adquirir o passeio, que leva os visitantes em direção à Ponta de Nossa Senhora, variam de acordo com a companhia.
Também é possível embarcar no Terminal Marítimo Madre de Deus, situado a 60 km de Salvador, rumo à Praia de Paranamá. Se você pretende se hospedar na ilha ou não tem interesse em um passeio turístico, essa é a opção ideal. Os barcos partem de hora em hora, e o deslocamento dura cerca de 20 minutos. Além da agilidade, outra vantagem dessa modalidade é que a tarifa de embarque não ultrapassa os R$ 10.
Embora seja mais cara e menos comum, há ainda uma terceira opção. Algumas companhias, como a Bahia Terra Turismo e a Tone Passeios Marítimos, oferecem pacotes para realizar o trajeto em um passeio privativo de lancha.
Praias na Ilha dos Frades
Quando se tratam das praias, a mais badalada é a Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, que fica no extremo norte da ilha. Além de um deslumbrante mar azul e morno, que mais parece uma piscina natural, ela oferece uma infraestrutura completa, com restaurantes, quiosques e cadeiras de praia. É o destino ideal para quem vai com crianças.
Já a Praia da Viração é mais deserta porque é cercada por uma densa vegetação que dificulta o acesso. As águas são cristalinas e não há estrutura de barracas ou guarda-sóis.
Há ainda a tranquila Praia do Loreto. Com águas transparentes e paisagens deslumbrantes, a região conta com piscinas naturais ideais para praticar mergulho. Na maré baixa, é possível caminhar na faixa de areia e curtir no calçadão.
Outras duas paradas imperdíveis são a movimentada Praia de Paramaná, com diversas opções gastronômicas, e a Praia do Tobar, que é cercada por recifes de corais. Nesta última, os visitantes podem aproveitar para fazer uma trilha até a vizinha Praia do Tobazinho.
Preservação ambientalNão é à toa que, em novembro de 2024, a Ilha dos Frades recebeu dupla certificação da Bandeira Azul, prêmio que reconhece as boas práticas em gestão ambiental das áreas litorâneas. Duas praias foram contempladas: a da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe e a da Viração. Criado em 1987, esse prêmio internacional reconhece praias, marinas e embarcações turísticas atentas a critérios como qualidade da água, educação ambiental, segurança, turismo sustentável e responsabilidade social. Trata-se de um instrumento de incentivo a práticas proativas de gerenciamento costeiro. |
Atrações históricas na Ilha dos Frades
Os encantos naturais não são os únicos atrativos da ilha, que guarda a Capela de Nossa Senhora do Loreto, uma das mais singulares igrejas baianas. Situado a alguns metros do mar, esse templo religioso foi construído no século 17 e reúne uma série de elementos neoclássicos.
Na Praia do Loreto, há ainda o Centro de Memórias da Ilha dos Frades, um antigo casarão que já foi sede administrativa de uma fazenda. Hoje, o espaço conta a história da ilha e é ponto de referência para quem quer saber mais sobre a sua biodiversidade, geografia e cultura.
Fonte: viagemeturismo