Sophia @princesinhamt
Turismo

Parque da Serra da Bodoquena não será privatizado: entenda as mudanças!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma recente decisão da justiça federal, retirou do Programa de Desestatização o Parque Serra da Bodoquena. O local contempla as regiões de Bonito, Bodoquena e Jardim, consideradas um dos principais atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul.

Vídeo: Reprodução TV Morena

O quê muda?

Excluir o parque do programa nacional de desestatização, significa que essa área não pode ser privatizada, justamente por ser considerada um patrimônio público. Mas, isso não significa que as visitas serão proibidas! Pelo contrário, há intenção de ampliar atrativos para os visitantes.

Parqure Serra da Bodoquena
Parque Serra Da Bodoquena (Foto: Instituto Chico Mendes)

Turismo

Na mesma decisão, o governo federal mantém o Parna (Parque Nacional) no PPI (Programa de parcerias de Investimentos). Isso permite concessões para prestação de serviços, por exemplo, para construção de estacionamento, restaurante, hotéis, trilhas de turismo.

Hoje, são duas trilhas para guiar quem vem ao parque: uma é esta que leva ao cânion do rio salobra e outra a que impressiona pelo sumidouro e ressurgência do rio perdido. Mais três trilhas serão autorizadas, ainda este ano.

O ICMBio (Instituto Chico Mendes) já planeja abrir o Parque Nacional da Bodoquena para concessões, mas antes disso, um estudo minucioso é necessário para entender as necessidades locais. Atualmente, o acesso ao parque requer a contratação de condutores de visitantes credenciados pelo ICMBio, com 150 guias cadastrados.

Com a expectativa de treinar mais 50 guias até o final do ano, o objetivo é superar os 6.000 visitantes que passaram pelo parque em 2013.

parque serra da bodoquena
Parque Serra Da Bodoquena (Foto: Instituto Chico Mendes)

“A gente está fazendo estudo de viabilidade socioeconômica para saber quais são os atrativos. Para isso nós temos uma parceria com o BNDES, junto com a própria secretaria do PPI, para verificar quais são os atrativos e quais são as obras de infraestrutura necessárias para que o turista tenha condições de visitar.”

Mauro Oliveira Pires – Presidente Icmbio.

Para o presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, melhorias na infraestrutura turística do parque poderão impulsionar ainda mais o número de visitantes, oferecendo uma experiência ainda mais enriquecedora em um dos tesouros naturais do estado.

“Vai aumentar o número de atividades ofertadas naquela região. Isso é ótimo para o turismo, um incremento de atividades, especialmente de ecoturismo na região do entorno do parque que serão autorizadas em nível federal, diversifica a oferta turística. Isso vai incorporar também na gama de produtos que já são ofertados, aumentando o fluxo, o tempo de permanência e mais opções para o turista na Serra da Bodoquena.”

Bruno Wendling – diretor-presidente da Fundação do Turismo de MS.

A lista com os condutores de visitantes autorizados no local pode ser acessada aqui.

Visitantes

Segundo o Instituto Chico Mendes, desde 2021 a visitação cresceu muito. No primeiro ano, com o impacto da Pandemia de Covid-19, a visitação foi bem baixa (menos de 500 visitantes). Em 2022, o número cresceu, chegando a 1.079. Já no ano de 2023, o local registrou 6.000 visitas.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.