Sophia @princesinhamt
Turismo

Orla do Porto II terá esculturas de Dante de Oliveira, de Jejé de Oyá e de viola de cocho

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Em construção, a Orla do Porto II terá como parte de suas atrações monumentos que reproduzem personalidades e elementos que fazem parte da história de . As esculturas homenageiam o estadista cuiabano Dante Martins de Oliveira e o eterno carnavalesco e colunista social Jejé de Oyá, falecidos em 2006 e 2016, respectivamente. A viola de cocho, símbolo cultural da Capital, também estará presente no novo espaço de lazer.

A produção das peças é feita pelo artista ástico Frede Fogaça. Segundo ele, as estátuas de Dante de Oliveira e Jejé de Oyá são construídas com fibra e preenchidas internamente com pluriometano. O tamanho seguirá a altura real dos personagens, sendo que o primeiro ficará em pé e o segundo sentado.

Já a viola de chocho terá aproximadamente nove metros de altura e possui como base na sua concepção o metal e a fibra. “São estruturas produzidas para serem definitivas, seguindo a realização das manutenções periódicas. Os materiais utilizados nelas são de primeira linha e difíceis de quebrar. Com toda certeza, o espaço contará com os mais bonitos monumentos de Cuiabá”, relata o artista.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, as esculturas estão previstas para serem entregues em abril deste ano, como parte da de do aniversário de 303 anos da Capital. A exata ainda será definida e também marcará a inauguração da Orla do Porto II, que será mais um ponto turístico e de lazer de Cuiabá.

O projeto conhecido como Orla do Porto II foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e é executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. 

A requalificação abrange o trecho, às margens do Rio Cuiabá, situado entre a Ponte Júlio Muller e o Cais do Porto.

Com mais de 600 metros de extensão, o local contará com calçadão, iluminação, arborização e adequações de acessibilidade. Além disso, o espaço terá estacionamento, academia ao ar livre, e área destinada para feiras livres.

“Já levantamos o muro de gabião, fizemos a terraplanagem e compactação do solo e, agora, estamos avançando com as etapas de concretagem e também a instalação de iluminação de LED”, explica Stopa.
 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.