O Quadrado, o coração hypado e mais astral de Trancoso, acaba de ganhar um cantinho bucólico e, como tudo por lá, muito elegante. Trata-se do Na Praça, espaço inaugurado em 15 de julho. A novidade fica quase na entrada do Quadrado, no canto direito de quem olha para o mar, e ocupa o terreno do antigo e celebrado Hotel da Praça – a primeira hospedagem daquele pedaço, que fechou as portas em 2016.
Descobri o “Quadradinho”, apelido que dei assim que pisei no lugar, enquanto eu buscava um atalho para ir da minha pousada até a Igreja São João Batista. Mesmo localizado no bochicho, o espaço é intimista e muito discreto. Enquanto no Quadrado todos os olhares se voltam para a igrejinha e os restaurantes com música ao vivo, o Na Praça se esconde atrás de um paredão de árvores. Tudo é charmoso: o chão de pedra, a vegetação, a luz baixa e as dez casinhas que, ouso dizer, guardam os melhores comércios da vila. Aqui, apresento brevemente o que encontrei por lá:
Gastronomia
Feito à mão
Com duas unidades no Litoral Norte de São Paulo, em Juqueí e na Baleia, e outra na capital paulistana, em Moema, a padaria Feito à mão ocupa dois cantinhos: um café que serve opções de brunchs, doces e, em breve, terá também pizzas napolitanas. Há também uma padaria onde você pode acompanhar a produção e levar para casa pães, croissants e outras delícias, como a geleia de lavanda com morango e o pão de queijo, que é pequenino, delicioso e sempre quentinho.
Ver essa foto no Instagram
Tasca Trancoso
Dos mesmos donos da Tasca do Zé e da Maria, famoso restaurante português no bairro de Pinheiros, em São Paulo, a Tasca Trancoso ocupa a maior casa da praça. O salão é um charme, repleto de luminárias de tecido posicionadas em diferentes alturas – marca registrada do Quadrado. A parede do bar é preenchida até o teto por garrafas de vinhos portugueses. O cardápio é semelhante ao do “irmão” paulistano, com preços um pouco mais salgados.
Ver essa foto no Instagram
Muru
De frente para o Tasca, o Muru Bar & Bistrô se parece com um boteco antigo. O cardápio resgata receitas da cultura trancosense, baiana e brasileira. Tem pastel de taoiba, bobó de cogumelos, croquete de milho e uma boa oferta de drinks autorais.
Ver essa foto no Instagram
Moda e beleza
Se o que faltava em Trancoso era um belo salão de beleza, agora não falta mais. O Verão oferece serviços de corte de cabelo, coloração, esmalteria e tem uma curadoria incrível de produtos sustentáveis: xampus, bronzeadores, perfumes, maquiagens e velas aromatizadas.
Ver essa foto no Instagram
No meio da praça, uma casinha de madeira exibe manequins com chapéus de palha gigantescos, camisas de linho e vestidos inspirados na sombra da Biriba – madeira de eucalipto que dá nome à loja. Já em uma das laterais, a vitrine da Aura não passa batido: acessórios de cabeça com muito brilho reluzem aos olhos de quem passeia pela praça. A loja também vende roupas, chapéus e joias.
Ver essa foto no Instagram
A Domui, que já possui uma unidade bem charmosa em Caraíva, vende objetos de decoração com um twist Zara Home. A Bruma é uma galeria que vende quadros e fotografias.
Ver essa foto no Instagram
Hospedagem
Sim, você pode se hospedar no “Quadradinho”. Exclusivíssimo e despojado, o Hotel Na Praça tem apenas seis quartos: cinco para casais e um que recebe três hóspedes. De estilo rústico chique, a decoração segue o excelente bom gosto dos demais vizinhos. O café da manhã, que já está incluso na diária (a partir de R$950), é servido no Feito à mão.
Fonte: viagemeturismo