Uma nova linha de ônibus executivo passa a conectar o centro do Rio de Janeiro e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Os ônibus funcionam todos os dias das 6h às 0h e partem em intervalos de vinte minutos. O trajeto é expresso, sem paradas intermediárias, e a viagem entre o Centro e o aeroporto leva de 25 a 30 minutos.
A linha expressa até o Galeão faz parte do novo Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que fica ao lado da Rodoviária Novo Rio, e foi inaugurado em 24 de fevereiro. A ligação entre o Gentileza e a rodoviária é feita por meio de uma passarela.
A promessa do prefeito Eduardo Paes é que o Gentileza deverá se tornar o maior terminal de integração do transporte público do Rio, conectando diferentes modais: o BRT, o VLT e as linhas de ônibus municipais. As linhas estão sendo implementadas gradualmente, mas a rota expressa para o Galeão já está em funcionamento.
A Linha 1 do VLT, que parte do Aeroporto Santos Dumont, foi expandida e agora também chega ao terminal Gentileza, o que facilita a vida de quem precisa ir de um aeroporto ao outro (veja como usar o VLT em passeios pelo Rio).
O Terminal Gentileza também contará com uma sala de espera para quem vai embarcar no expresso para o Galeão, com um monitor que informa o status dos voos. Uma das principais vantagens da rota é que ela trafega pelo corredor Transbrasil do BRT, e não pela Linha Vermelha – o que evita os congestionamentos comuns da via.
A passagem para o expresso custa R$ 15 e o pagamento pode ser feito com o cartão RioCard ou pelo aplicativo Jaé. Para quem não tiver o RioCard, há máquinas pelo terminal onde é possível comprar o cartão e abastecer.
O Terminal Gentileza fica próximo a pontos como o Bioparque do Rio, o Maracanã e o AquaRio.
O ônibus expresso que parte do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e vai até o Aeroporto do Galeão, segue em operação entre 5h40 e 22h30 diariamente.
Fonte: viagemeturismo