Desde o final de novembro, Campos do Jordão é casa do CARDE, um museu com uma proposta inusitada: reunir a paixão por carros, pela arte e pelo design em uma mostra educativa coesa, em que esses pontos se conectam em uma mesma narrativa.
A ideia, segundo os organizadores do espaço (cujo nome é pronunciado “cardê”), é que os automóveis sejam os protagonistas da exposição. Pudera: o acervo conta com centenas deles, em uma espécie de rodízio para que todos apareçam um pouquinho.
Ao longo do passeio, aspectos da história do Brasil e do mundo são passados a limpo através da evolução dos veículos, apresentados como um elemento artístico e cultural que ajuda a compreender o andar da sociedade.
Atrações do CARDE
O destaque do museu, é claro, são os próprios veículos. Ao todo, são mais de 500 carros de diferentes épocas e estilos no acervo — em função da limitação de espaço, eles são exibidos de forma alternada, com cerca de 100 expostos por vez.
Mas, como a ideia é integrar os carros à história e à cultura, o CARDE os conecta com diferentes obras de arte, que incluem quadros e esculturas assinados por artistas como Di Cavalcanti e Candido Portinari. Também há muita tecnologia no pavilhão de exposições, com painéis de LED, trilhas sonoras e computação gráfica ajudando a contar a história toda para os visitantes.
As salas temáticas do museu são divididas em mais de 6 mil metros quadrados, mas a estrutura completa é ainda maior: o CARDE fica dentro de uma área verde com mais de 15 hectares, que no passado foi uma chácara.
Não à toa, uma das mensagens que o museu passa é a da sustentabilidade, destacando projetos nacionais visionários, como os primeiros automóveis Gurgel, que já apontavam na direção dos veículos elétricos – atualmente convertidos em uma das grandes esperanças para superar os combustíveis fósseis.
Serviço
O CARDE é mantido pela Fundação Lia Maria Aguiar e funciona na rua Benedito Olímpio Miranda, número 280, no Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão. O ingresso custa R$ 120 e o funcionamento é de quinta a segunda-feira, das 10h às 18h, Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial.
Fonte: viagemeturismo