Nas últimas duas décadas as rotas de trem perderam espaço para os preços baixos praticados pelas companhias aéreas low cost, especialmente na Europa. Mas, agora, as empresas ferroviárias estão virando o jogo e as viagens sobre trilhos voltaram a crescer.
O movimento vai ao encontro dos objetivos ambientais da União Europeia, que pretende acabar com a fabricação de automóveis a combustão a partir de 2035 e também quer fazer valer as diretrizes do Acordo de Paris, que implica em redução das emissões de gás carbônico na atmosfera – estima-se que as empresas aéreas sejam responsáveis pela propagação de até 3% do CO2 global. Os trens são uma alternativa mais verde de viajar porque emitem 20 vezes menos poluentes quando comparados aos modais rodoviários e aéreos.
Do ponto de vista do passageiro, a vantagem é poder desembarcar no coração das cidades, ao invés de ter que passar por todos os trâmites dos aeroportos, que também costumam ficar distantes da área central. Confira a seguir novas rotas de trens que devem inaugurar pelo mundo em 2023:
EUROPA
GoldenPass Express –
Inauguração: em dezembro de 2022.
O recém-inaugurado GoldenPass Express não é um trem para pernoitar, mas conecta três destinos importantes da – , Gstaad e Interlaken – passando por lagos, vales e montanhas. O trem é divido em três classes: a primeira, a executiva e a prestige, que tem apenas 28 assentos de couro reclináveis e aquecidos. Ir de Montreux à Interlaken, na categoria mais básica, custa a partir de € 73.
European Sleeper – , e
Previsão de inauguração: em 25 de maio de 2023.
A European Sleeper lançará uma rota de trens noturnos entre , e . A viagem completa levará quase 11 horas. Todos os vagões serão novos e disponibilizarão café da manhã, wi-fi e entradas USB. Haverá categorias para todos os bolsos: camas, sofás-cama e poltronas reclináveis. Os bilhetes custarão a partir de € 49 para a poltrona e € 79 para a cama. Os trens noturnos farão três saídas semanais, partindo de às segundas, quartas e sextas-feiras e voltando de aos domingos, terças e quintas-feiras. A previsão é que aconteçam viagens diárias a partir de 2024, quando a linha será ampliada para Dresden e Praga.
Nightjet – e à
Previsão de inauguração: no 2° semestre de 2023.
A operadora austríaca Nightjet anunciou novos trajetos noturnos saindo de e para , e . O que se sabe até o momento é que os moderníssimos trens terão cabines individuais, banheiros com chuveiros, espaços para bicicletas e para equipamentos de esportes de inverno. Em dezembro, a empresa inaugurou uma nova rota noturna que liga a à em 15 horas. Os vagões partem de Stuttgart, no sudoeste alemão, e passam por , , e até chegar em .
Expresso Oriente La Dolce Vita –
Previsão de inauguração: em 2023.
Aqui o trem é praticamente o destino. O grupo Accor está por trás de um novo trem de luxo italiano, que terá uma decoração “glamour vintage” inspirada nos anos 1960 e 1970. O Orient Express La Dolce Vita terá serviço de concierge e 11 vagões, incluindo um vagão-bar com música ao vivo e um vagão-restaurante que servirá, seguramente, comida e vinhos italianos. Entre as acomodações estarão 12 cabines e 18 suítes master com camas de casal, sofá, poltronas e banheiro privativo. Os oito roteiros terão sempre uma ou duas noites e partirão de , mas os locais visitados variam em cada itinerário: no total, o trem passará por 14 cidades italianas diferentes; veja aqui os roteiros.
MÉXICO E ESTADOS UNIDOS
Trem Maia –
Previsão de inauguração: em dezembro de 2023.
O Trem Maia percorrerá 1.545 quilômetros para ligar os estados de Chiapas, Tabasco, Campeche, Yucatán e Quintana Roo. O roteiro passará pelos sítios arqueológicos maias de Palenque, pelas ruínas de Chichén Itzá e pelas praias de Cancún. Além dos vagões-leito, haverá um com grandes janelas panorâmicas e outro que funcionará como restaurante, decorado com desenhos inspirados na obra do engenheiro e arquiteto Luis Barragán.
Corredor Nordeste –
Previsão de inauguração: no final de 2023.
A Amtrak, única operadora ferroviária de alta velocidade dos , e a Alstom, fabricante de trens, fizeram uma parceria para apresentar a próxima geração do Acela, que percorre o corredor nordeste do país. Os novos trens de alta velocidade passarão por , , Filadélfia e . Nos horários de pico, os trens sairão de meia em meia hora entre e . Os vagões terão wi-fi gratuito, tomadas e um vagão-café.
ÁSIA E OCEANIA
Great Journeys –
Previsão de inauguração: em janeiro de 2023.
A empresa Great Journeys New Zealand vai inaugurar novas viagens de trem pela que terão de 6 a 17 dias de duração. As paradas serão tanto em grandes cidades do país, como Auckland a Wellington, quanto em lugares que proporcionam experiências culturais ou de contato com a natureza. Alguns roteiros, por exemplo, terão parada em Kaikōura para avistar baleias, golfinhos e albatrozes, nas Rochas Punakaiki para fazer trilhas ou em Marlborough para participar de degustações de vinho.
Jakarta-Bandung High-Speed Railway –
Previsão de inauguração: em 2023 (ainda sem data).
O primeiro trem de alta velocidade do será oficialmente inaugurado na , após dois anos de atraso. A viagem vai de Jacarta à Bandung, no centro da ilha de Java. O trajeto, que atualmente leva mais de três horas em trem regular, será feito em 36 minutos.
Fonte: viagemeturismo