Sophia @princesinhamt
Turismo

Nova trilha no Corcovado facilita acesso ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Subir de bondinho o Corcovado até os pés do Cristo Redentor é, sem dúvidas, um dos passeios mais emblemáticos no Rio de Janeiro. Mas mudar, de vez em quando, nunca faz mal. Agora, há uma nova opção para quem quiser aproveitar o caminho para curtir com mais calma a natureza exuberante do Parque Nacional da Tijuca: subir andando até o Cristo.

Recentemente, foi inaugurada a trilha Paineiras-Corcovado que, começando no Centro de Visitantes Paineira, na Floresta da Tijuca, percorre um trajeto de 1,15km de extensão até o mais famoso monumento do país.

Uma das vantagens é o percurso ser gratuito. Para acessar o Cristo, porém, o visitante ainda deve pagar o ingresso de R$ 58, em alta temporada, finais de semana e feriados. Em baixa temporada, o valor cai para R$ 32.

Para encarar o caminho, não precisa nem estar pagando promessa: a dificuldade da trilha é moderada. Apesar de íngreme — o ganho de elevação é de 26o metros — o trajeto é considerado curto, com um tempo estimado de 45 minutos de caminhada (dependendo, porém, do condicionamento físico de cada visitante).

O caminho fica aberto diariamente das 8h às 17h e, para descanso, oferece fontes de água mineral, duchas naturais e um novo mirante, chamado “Cartão Postal”, cuja vista permite um enquadramento privilegiado de vários pontos turísticos cariocas: como as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

A Paineiras-Corcovado faz parte de uma trilha maior, a Trilha Transcarioca que, em um percurso de 180 km, conecta uma série de unidades de conservação dentro da cidade do Rio: da Barra de Guaratiba ao Morro da Urca.

Na descida, mesmo que todo santo ajude, às vezes o cansaço pede por um caminho mais tranquilo. Neste caso, o visitante poderá retornar pelos dois outros meios de transporte do Parque Nacional: as vans e condutores autorizados ou, é claro, o clássico bondinho.

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.