O cinema de rua São Luiz é tão emblemático e querido para os recifenses que, de pano de fundo para histórias na telona, já passou a ser ele mesmo personagem de longa metragem. Em Retratos Fantasmas (2023), o cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho traça suas memórias afetivas com a cidade de Recife e o tradicional cinema na Rua da Aurora.
Depois de dois anos fechado por conta de reformas estruturais, o cinema à beira do Rio Capibaribe reabriu no último mês de novembro.
História por trás das telas
Inaugurado em 1952, o cinema São Luiz ficou conhecido não só pela exibição de filmes nacionais e estrangeiros, mas pelo charmoso estilo art-déco. Como em um teatro, a telona fica por trás de cortinas e é cercada por vitrais que se iluminam antes do começo do filme.
Com a popularização dos cinemas em shoppings a partir da década de 1990, muitos cinemas de rua fecharam as portas. Mas o São Luiz resistiu, mantendo sua fachada característica da década de 1950, e foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco em 2008. O governo de Pernambuco assumiu a gestão do local em 2011.
Ver essa foto no Instagram
Reabertura e nova fase
Durante a pandemia de Covid-19, o cinema São Luiz ficou fechado por dois anos. Em 2022, o cinema começou a passar por reformas para revitalização do espaço. Mas o local foi totalmente interditado em fevereiro de 2023, por conta de danos causados por uma série de chuvas na cidade.
A incerteza sobre o destino do cinema e a demissão de parte da equipe levou o próprio cineasta Kleber Mendonça Filho a se manifestar em prol desse monumento da cultura recifense.
Em novembro deste ano, depois de quase dois anos de portas fechadas, o São Luiz recebeu a 15ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema de Recife.
O público retornou em peso à sala, onde houve exibição de filmes clássicos e novidades como o longa Ainda Estou Aqui, de Walter Salles – que está cotado para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
Por ora, filmes estarão em cartaz apenas aos finais de semana. Isso porque a última fase de obras segue, com vistas à recuperação das marquises externas, à instalação do sistema de combate a incêndios e à implantação de recursos de acessibilidade.
Nova programação
Durante os finais de semana, os filmes exibidos seguem três linhas de programação. Uma é voltada para a produção em cinema nacional, valorizando a cultura brasileira. Aos domingos, há sessões especiais para o público infantil. A outra linha é focada em pré-estreias.
Os ingressos podem ser adquiridos online (o link é atualizado semanalmente na bio do perfil oficial) ou na bilheteria, e custam R$ 5. A exceção é para as sessões de pré-estreia, quando a taxa sobe para R$ 10 – mas há possibilidade de meia entrada.
Fonte: viagemeturismo