Atualização: No dia 3 de agosto, o México anunciou que passará a exigir o visto físico no lugar da autorização eletrônica. .
Desde o dia 31 de maio, milhares de pessoas com passagens compradas para o México estão enfrentando problemas para emitir a autorização eletrônica de viagem. O documento, que, é gratuito e deve ser solicitado até 30 dias antes do embarque através da internet. Porém, o sistema que o emite não está funcionando há mais de um mês.
A Embaixada do México no Brasil disse no dia 10 de junho que uma alternativa é solicitar um visto físico nos consulados de São Paulo, do Rio de Janeiro ou de Brasília, mediante o pagamento de uma taxa de US$ 48. O post no perfil do Instagram da embaixada recebeu uma enxurrada de reclamações dos brasileiros – e não só por causa da taxa. Além do fato de nem todo viajante morar em uma das três cidades que possuem um consulado mexicano, tem sido difícil conseguir marcar a entrevista presencial.
Em casos excepcionais, existe a possibilidade de solicitar um visto de emergência através do e-mail faleconoscosp@sre.gob.mx . É importante destacar que as autoridades mexicanas não consideram viagens turísticas como uma situação de emergência – é preciso comprovar e justificar a existência de emergências médicas ou pessoais reais.
O Itamaraty afirmou que está acompanhando a situação. Entidades de turismo e companhias aéreas já pediram uma solução do problema para o México, mas até agora nada. O único jeito é apresentar o visto dos Estados Unidos, que é aceito no lugar da autorização eletrônica e do visto mexicano.
No dia 6 de julho, o Consulado Geral do México divulgou uma nota alertando que sites falsos estão oferecendo a autorização eletrônica mediante pagamento. O órgão ressaltou que se trata de uma fraude e que a emissão da autorização de viagem é feita apenas no site oficial do governo.
Fonte: viagemeturismo