Sophia @princesinhamt
Turismo

Mamulengos: Carroça itinerante chega ao CCBB Rio de Janeiro

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Aos sábados e domingos até o final de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro está recebendo a “Mostra Carroça de Mamulengos: Três Gerações de Arte Brincante”. Os espetáculos já haviam passado pelo CCBB em Belo Horizonte e em Brasília, arrastando grandes públicos em cada função.

A mostra na verdade é um trio de apresentações distribuídas em seis finais de semana. Nelas, a Companhia Carroça dos Mamulengos conta sua própria história sobre os palcos: ao longo de 47 anos, o clã Gomide-França tem percorrido o Brasil vivendo uma transição de pais para filhos no comando do espetáculo. Cada uma das peças traz um recorte da trupe familiar de bonequeiros e brincantes.

A história em três tempos

A primeira apresentação, em cartaz até o final de janeiro, é a “Histórias de Teatro e Circo”, que valoriza a tradição da família na arte. Todas as gerações vão ao palco, um total de 23 pessoas entre avós, filhos, noras e netas que recuperam cenas históricas elaboradas pela companhia – com elementos que já têm quase quatro décadas.

A partir do início de fevereiro, o espetáculo segue com “O Babauzeiro”, recordando os primeiros bonecos que Carlos Gomide – o decano do clã – recebeu do mestre Antônio do Babau. Após duas semanas, a trinca de encenações ganha seu último ato: “Janeiros”, que representa também a assunção da nova geração à frente da companhia, com os filhos do casal fundador tomando a dianteira e contando suas próprias histórias.

No palco, a jornada dos Gomide-França é elaborada com lirismo, e os brincantes, atores, músicos, bonequeiros e contadores de histórias da família vão mesclando os elementos cênicos à mensagem que desejam passar.

Quando assistir

Os espetáculos acontecem aos finais de semana, em duas sessões por dia. Aos sábados, as funções ocorrem às 16h e 19h, enquanto aos domingos o horário é às 15h e 18h. Todas as apresentações são no Teatro 2 do CCBB do Rio, na rua Primeiro de Março, número 66, no Centro.

Fique atento à data em que cada apresentação ficará em cartaz. Elas vão acontecer de forma sequencial: o “Histórias de Teatro e Circo” já foi apresentado nos dias 18 e 19 de janeiro, e há uma nova chance de assistir nos dias 25 e 26. Depois, vem “O Babauzeiro”, com datas em 1º, 2, 8 e 9 de fevereiro. Por fim, o espetáculo “Janeiros” fica em cartaz nos dias 15, 16, 22 e 23 de fevereiro.

Todas as apresentações têm duração de 60 a 70 minutos, com ingressos a R$ 30 (há possibilidade de meia entrada), à venda na bilheteria física e no site.

Além das apresentações, há atividades gratuitas para o público. Em 1º de fevereiro, às 11h, será oferecida a oficina “Cantos e Cantigas Populares”. No dia 25 de fevereiro, também às 11h, Schirley França e Maria Gomide – mãe e filha – fazem o seminário “Diálogos sobre Pedagogia Brincante: a cultura de ensinar e aprender dentro das tradições populares”. Os dois eventos também ocorrem no Teatro 2 do CCBB.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.