A Usina Hidrelétrica de Itaipu, que pertence ao Brasil e ao Paraguai, conquistou o título de “Maior produção acumulada de energia hidrelétrica”, concedido pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes, no dia 1 de novembro. A certificação contempla a produção de Itaipu entre maio de 1984, quando entrou em operação a primeira unidade geradora, até outubro de 2024.
Nesse período, a hidrelétrica gerou 3,038 bilhões de megawatts-hora (MWh), marca que nenhuma outra usina no mundo alcançou. Com essa energia acumulada seria possível abastecer o mundo inteiro por 43 dias e 17 horas, o Brasil por 4 anos, 8 meses e 14 dias e o Paraguai por 137 anos, 7 meses e 10 dias.
A concessão do título ocorreu após um estudo detalhado, verificação de documentos e consulta a especialistas do setor elétrico. É a segunda vez que a usina é reconhecida no Guiness Book: a hidrelétrica já foi destacada como o objeto mais caro do planeta, com valor avaliado em US$ 27 bilhões.
A Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
Fonte: viagemeturismo