O Guia Michelin divulgou, nesta segunda-feira (8), uma seleção com os 189 melhores hotéis na França. É a primeira vez que o guia premia estabelecimentos de hotelaria e, para isso, um novo sistema de categorização foi implementado: no lugar das tradicionais estrelas que há décadas são conferidas aos restaurantes, o Michelin lançou mão de um critério que premia hotéis com uma, duas ou, a mais alta distinção, com três chaves. A premiação surge na carona do 50 Best, franquia já consagrada mundialmente com prêmios conferidos a restaurantes, bares, vinícolas e, em 2023, foi a vez dos hotéis.
O método de avaliação segue a mesma linha dos restaurantes: os jurados se hospedam anonimamente e, ao final, pagam a conta. Já os critérios de avaliação são cinco: grau de excelência da arquitetura e do design; qualidade e regularidade do serviço; personalidade; relação custo-benefício e integração do hotel com o destino.
Ao todo, 24 hotéis receberam as três chaves, que, de acordo com o Guia, indicam uma estadia extraordinária – e 9 deles ficam em Paris: Villeroy, La Réserve, Saint James, Four Seasons George V, Cheval Blanc, Ritz, Le Bristol, Le Meurice e Plaza Athénée.
Um dos destaques na categoria três-chaves é o Airelles Château de Versailles, que está localizado dentro do icônico Palácio de Versalhes. Além disso, hospedagens em outras 12 cidades da França, como Saint Tropez, Monte Carlo e Antibes, foram laureadas com as três chaves.
Ao todo, 38 estabelecimentos receberam duas chaves, o que indica uma estadia “excepcional”; e 127 foram premiados com uma chave, o que significa uma estadia “especial”. Confira todos os hotéis que receberam as chaves Michelin aqui.
Também foram anunciadas as datas em que mais países vão ter seus hotéis premiados: a lista com hotéis dos Estados Unidos será revelada no dia 24 de abril; os da Espanha serão divulgados em 29 de abril; os da Itália receberão as chaves no dia 7 de maio; e os hotéis em Tóquio serão anunciados no dia 4 de julho.
Fonte: viagemeturismo