A FIT Pantanal 2024 será lançada no dia 27 de setembro, durante a maior feira de turismo da América Latina, no Rio de Janeiro. O intuito é de evidenciar as belezas naturais do estado e divulgar as potencialidades.
A organização da FIT é do Fecomércio-MT (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso), por meio do Cetur (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade), em parceria com o governo de Mato Grosso. O lançamento ocorre na 50ª Abav Expo, às 18h, no pavilhão de exposições RioCentro, no Rio de Janeiro.
A ABAV Expo Internacional é a maior feira de turismo da América Latina e é realizada pela ABAV Nacional – Associação Brasileira de Agências de Viagens, que promove o encontro entre os principais segmentos do setor, em um ambiente de negócios, networking e capacitação, com números representativos de expositores qualificados de toda a indústria do turismo.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a realização da feira de turismo no Rio de Janeiro, vislumbrou, juntamente com os integrantes do Cetur-MT, a possibilidade de solicitar ao presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio), Roberto Tadros, que o lançamento da FIT Pantanal 2024 fosse no estande da CNC na ABAV.
Para o idealizador da FIT Pantanal, Jaime Okamura, a FIT Pantanal é uma vitrine consolidada para a exposição e divulgação dos produtos e potenciais turísticos de Mato Grosso, além de ser palco para integração dos municípios mato-grossenses e do estado com países da América do Sul, a FIT proporciona uma visibilidade imensa, gerando oportunidades para toda a cadeia que envolve o turismo local.
FIT Pantanal
A FIT Pantanal ocorrerá no período de 30 de maio a 2 de junho de 2024, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Na última edição, 50 mil visitantes percorreram a feira e puderam ver as mais de 70 atividades realizadas durante os quatro dias de evento, com palestras, oficinas, rodadas de negócios, painéis e mesas redondas durante a ‘Aldeia do Conhecimento’, além de exposições e apresentações artísticas e culturais.
Pela agricultura familiar, o trabalho de associações e cooperativas de agricultores possibilitou o faturamento de R$ 350 mil. O Salão do Artesanato comercializou 2.353 peças, com faturamento de quase R$ 100 mil. Pelo Sebrae-MT, as rodadas de negócios geraram uma expectativa de volume de negociações na ordem de R$ 10,2 milhões e de US$ 262 mil com operadores internacionais.
Fonte: primeirapagina