O 18º Festival Gastronômico de Pomerode vai promover um encontro da tradição germânica com ingredientes brasileiros adotados pelos imigrantes. De 4 a 21 de julho, 12 restaurantes servirão ao público receitas inspiradas no tema “Raízes Germânicas, Sabores Tropicais”.
As receitas elaboradas terão como protagonistas alimentos encontrados na Mata Atlântica ou que eram de consumo regular em Santa Catarina no século XIX. Cada estabelecimento assumiu a tarefa de criar um prato novo a partir de um ingrediente sorteado. São eles: palmito, milho, aipim, melado, farinha de mandioca, batata-doce, banana, frutas cítricas, cachaça, café, cará e amendoim. O tema integra o festival às celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.
Nesta edição, o trabalho de elaboração das receitas conta com a consultoria gastronômica do chef Willian Aimar, viabilizada por uma parceria entre Associação Visite Pomerode e Sebrae/SC. Desde março, os 12 restaurantes vêm participando de palestras, workshops e treinamentos com o objetivo de transformar o tema escolhido em uma experiência gastronômica única.
Além dos chamados “pratos estrela”, que obedecem à temática de cada edição do festival, cada restaurante tem liberdade para explorar a própria identidade gastronômica em outros pratos do cardápio. Ao todo, serão cerca de 100 opções à escolha.
Todos os 12 restaurantes são reunidos num mesmo ambiente: o Pavilhão Municipal de Eventos. Ou seja, o visitante pode experimentar criações diversas sem sair do lugar.
Porém, ainda que o espaço seja de festa, tudo lembra um restaurante. Ambientação e música intimistas, garçons uniformizados, taças de cristal, louças de porcelana e talheres de metal fazem parte da experiência durante o inverno no Vale Europeu.
A programação completa, com todas as atrações do evento em 2024, está em elaboração e deve ser divulgada no mês de junho.
Serviço
Quando? De 4 a 21 de julho
Onde? Pavilhão Municipal de Eventos
Quanto? Os preços ainda não foram divulgados. No ano passado, a entrada custava R$ 10. Os pratos são servidos a la carte.
Fonte: viagemeturismo