A mais antiga Igreja Católica de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, Nossa Senhora da Guia, está completando 156 anos. Para dar início às festividades à padroeira, nesta sexta-feira (03), ocorre a abertura da programação.

Festa de Nossa Senhora da Guia abre calendário em comemoração ao aniversário de Várzea Grande. (Foto: Secom VG)
Festa De Nossa Senhora Da Guia Abre Calendário Em Comemoração Ao Aniversário De Várzea Grande. (Foto: Secom Vg)

Confira a programação completa:

  • 3h – adoração ao Santíssimo Sacramento, na Matriz Nossa Senhora do Carmo
  • 4h30 – procissão em direção a igreja de Nossa Senhora da Guia onde será realizada a Missa em Ação de Graças, e o tradicional chá com bolo.

A festa de Nossa Senhora da Guia é a segunda maior festa católica de Mato Grosso e uma das maiores manifestações religiosas de Várzea Grande.

O rei da festa, Rafael Clério dos Santos, participa há 10 anos das ações na Igreja de Nossa Senhora da Guia, e juntamente com a esposa, coordenam a pastoral do dízimo.

Ele conta que foi com surpresa que recebeu no ano passado o convite do Padre Tarcísio Camilo, para ser festeiro como rei. O rei destacou ainda que neste dia 3 de março, será dada a abertura oficial das festividades de Nossa Senhora da Guia de 2023.

Moradora de Várzea Grande e devota de Nossa Senhora da Guia, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Erotides Kneip, este ano é a rainha da festa.

Para a magistrada é importante que as famílias mantenham os seus valores e que busquem na religião a força e a fé para trilharem a sua caminhada e reforçou o convite para que toda a população participe desta manifestação religiosa e cultural.

O pároco Tarcísio Camilo também destacou a importância dos trabalhos que vem sendo realizados no município, e da união entre todas as igrejas católicas em volta das comemorações á Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade.