Sophia @princesinhamt
Turismo

Exposição no MAM Rio provoca reflexão sobre a Baía de Guanabara

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) abriu uma nova exposição em 25 de janeiro. Inspirada em interações com a Baía de Guanabara, a mostra “Formas das águas” conta com curadoria de Raquel Barreto e Pablo Lafuente e propõe uma reflexão sobre como esse cartão-postal marcante molda a arte, as pessoas e a própria cidade.

A exposição permanece em cartaz entre 25 de janeiro e 1º de junho. No dia da abertura, às 10h30, está prevista uma fala dos curadores explicando o conceito da mostra.

O que ver nas “Formas das águas”

Ao todo, serão 40 obras de 14 artistas, incluindo seis trabalhos novos que foram encomendados para a exposição, das artistas Emilia Estrada, Laís Amaral, Nadia Taquary, Renata Tupinambá, Sandra Cinto e Siwaju. A mostra, porém, atravessa gerações, e inclui trabalhos de artistas consagrados do passado, como Arthur Bispo do Rosario, falecido em 1989.

Também participam da exposição trabalhos de Agrade Camíz, Aline Motta, Amelia Toledo, Artur Barrio, Isa do Rosário, Jota Mombaça e Lia Mittarakis.

A ideia dos organizadores é uma experiência imersiva, sem paredes, em que diferentes linguagens ajudam a mergulhar simbolicamente nas águas da Guanabara pela conexão com diferentes sentidos – a evocação de memórias relacionadas ao oceano se dá não apenas pelo lado visual (em trabalhos estáticos e em vídeo), mas também por instalações sonoras.

Cruzando a exposição em um deck de madeira, o visitante é convidado a repensar a baía pelo lado histórico, social, religioso e até mesmo com um toque do idílico. Confira outras informações no site. O museu também divulgou um vídeo com os bastidores da montagem da exposição, em que é possível ter uma primeira visão de como o espaço foi estruturado.

Serviço

Onde? O MAM Rio fica na Avenida Infante Dom Henrique, número 85, no Parque do Flamengo.

Quando? O museu abre de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h. Aos domingos, o horário de abertura é das 11h às 18h, com um horário exclusivo para visitantes com deficiência intelectual, pessoas autistas ou que tenham algum tipo de hipersensibilidade entre 10h e 11h.

Quanto? Há possibilidade de entrada gratuita. A contribuição sugerida é R$ 20. Ingressos podem ser reservados pelo site.

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.