Coloque um prato de metal no chão e sente-se em uma cadeira segurando uma colher sobre ele. Fique assim até começar a dormir, quando o barulho do objeto caindo vai te despertar e você terá acesso às imagens fantasiosas que seu cérebro produziu entre a consciência e o sono. Foi Salvador Dalí quem criou essa estranha técnica para pintar seus quadros, na década de 1920.
Histórias como essa e um passeio imersivo pela vida e obra do principal expoente do surrealismo são promessas da exposição Desafio Salvador Dalí, que estreia em 1º de maio, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo.
Ver essa foto no Instagram
O pintor da Catalunha, na Espanha, tinha uma personalidade excêntrica, quase uma personificação ambulante do surrealismo com seu icônico bigode virado para cima e ideias mirabolantes, como a de que seria uma reencarnação de seu irmão. Por sua aproximação com o ditador Francisco Franco e a expulsão do movimento surrealista, nos anos 1940, também se tornou uma figura controversa.
Para explorar o universo artístico e a vida do pintor, Desafio Salvador Dalí vai trazer mais de 100 itens originais da Espanha, que estarão organizados em seis áreas expositivas.
Em Descobrindo Dalí, paredes iluminadas relacionam a trajetória pessoal do artista e sua carreira como pintor com a história do século 20. Nesta parte, o visitante poderá ver as obras ampliadas e perceber seus detalhes.
Dalí já fez ilustrações para clássicos da literatura, como Dom Quixote, mas não viveu só de pincel e tintas. O espanhol também já desenvolveu cenografias para teatro e cinema em obras de Luis Buñuel e Alfred Hitchcock, produziu curta metragens, protagonizou campanhas publicitárias e criou uma coleção de jóias. Tudo isso faz parte da seção Dalí Poliédrico.
Já em Ateliê Daliniano foi recriada a residência original de Salvador Dalí, que é aberta aos visitantes em Port Lligat, no litoral da Catalunha. Na exposição em São Paulo, os visitantes poderão conhecer uma reprodução de seu local de trabalho. Ali estão expostas as obras El Cristo, El Descubrimiento de América e os retratos de sua esposa Gala.
Na área Surrealismo, os visitantes terão uma experiência sensorial e poderão interagir com as principais obras de Dalí e admira-las em um túnel. A experiência continua sendo imersiva e sensorial em Imagens de Dupla Interpretação e Estereoscopia, onde recursos de iluminação especial e projeções 3D acompanham a reflexão sobre as experiências estéticas e científicas do pintor.
Por fim, óculos de realidade virtual e fones de ouvido entram em cena na área A Inspiração de Salvador Dalí. Os visitantes vão assistir a um vídeo de oito minutos que mostra detalhes das obras e lugares que inspiraram o pintor para criar suas obras.
Serviço
Quando? A partir de 1º de maio. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Quanto? R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Ingressos à venda no site e na bilheteria da FAAP.
Onde? Museu de Arte Brasileira da FAAP – Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo
Fonte: viagemeturismo