Esculturas, instalações, fotografias, pinturas e objetos que, através das tramas e dos elementos têxteis, apresentam ao público a força da manufatura na arte contemporânea brasileira. Essa é a proposta da exposição que inaugurou no dia 22 de agosto no Centro Cultural do Correios, no Rio de Janeiro. A mostra apresenta obras de 90 artistas de todo o Brasil que apontam questões que atravessam as complexidades do feminino por meio da ancestralidade, colonização, transgressão e poesia. Com curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo, a exposição fica em cartaz até 5 de outubro, no centro do Rio.
Com pesquisas que perpassam o poder da manufatura através dos enredos femininos, a mostra Handmade tem o objetivo de criar um espaço significativo para a compreensão da manufatura. “A narrativa visual será construída principalmente pelo uso do têxtil e da ideia de tecer, destacando camadas simbólicas e transformações nos trabalhos que desvelam as nuances do universo feminino”, conta Amanda Leite.
Ressignificar as representações do feminino na sociedade e promover um diálogo crítico com o público é uma das intenções da curadoria da mostra. “A importância do projeto está em redefinir e expandir a narrativa artística sobre o feminino, permitindo que todos os artistas com pesquisas nesse campo se sintam incluídos e contribuam com novos discursos. A arte historicamente perpetuou estereótipos e marginalizou vozes femininas. O objetivo é criar novas narrativas visuais e abordar a falta de visibilidade das mulheres, que é um reflexo de diversos fatores sociais, culturais e institucionais”, destaca Cota Azevedo.
A ênfase na utilização do têxtil como meio artístico permite que os artistas explorem texturas, suportes e significados associados a este material, proporcionando, inclusive, uma experiência sensorial ao público que visitar a mostra. Com a entrada gratuita a exposição ficará na principal sala expositiva do Centro Cultural e sua programação contará, ainda, com performances de artistas.
SERVIÇO:
Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Visitação: até 5 de outubro de 2024
Horário: Terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada: Gratuita
Classificação: 16 anos
Informações: (21) 3088-3001
Fonte: viagemeturismo