A artista ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino é uma das maiores expoentes da arte contemporânea. Nascida em 1942 em Scalea, na Itália, e radicada em São Paulo, a artista está com 81 anos e segue na ativa com trabalhos que exploram a subjetividade em diferentes suportes: desenho, xilogravura, fotografia, performance, escultura, cinema, poesia. Maiolino mudou-se para o Brasil na década de 1960, onde se estabeleceu como uma figura importante no cenário artístico contemporâneo. Sua obra frequentemente aborda temas relacionados à identidade, política, feminismo e experiência humana.
A exposição na Galeria Luisa Strina, em cartaz até sábado (16) em São Paulo, ganhou o nome Querer e não querer, desejar e temer. O título espelha as dualidades presentes na obra da artista, como o cheio e o vazio; frente e verso; negativo e positivo. A artista oferece ao público um recorte generoso e múltiplo de uma parte significativa de sua extensa obra. Suas escolhas estéticas permitem, sem didatismo, que o espectador encontre possíveis articulações de uma linguagem aberta e em constante transformação.
Em abril, a artista irá receber o Leão de Ouro pelo conjunto da obra na Bienal de Veneza. Dentre suas exposições individuais, destacam-se:
Psssiiiuuu…, (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, e Fundación Malba, Buenos Aires, Argentina, 2022)
In the sky I am one and many and as a human I am everything and nothing (Kunsthaus Baselland, Muttenz, Suíça, 2021)
Por um fio/By a Thread (SCAD Museum of Art, Savannah, EUA, 2020)
EM TUDO – TODO (Galeria Luisa Strina, São Paulo, 2019)
O amor se faz revolucionário (PAC Padiglione d’Arte Contemporanea, Milão, Itália, e Whitechapel Gallery, Londres, Reino Unido, 2019)
Errância Poética (Hauser & Wirth, Nova York, 2018)
Anna Maria Maiolino (MoCA, Los Angeles, 2017).
SERVIÇO
Rua Padre João Manuel, 755
Segunda a sexta, das 10h às 19h. E sábado, das 10h às 17h. Até 16 de março. Saiba mais.
Fonte: viagemeturismo