O olhar voltado para o público interno contempla uma perspectiva de que a economia seguirá se fortalecendo até o ano que vem e é o melhor momento para viagens pelo Brasil, avalia o coordenador da FIT Pantanal 2023, Jaime Okamura.
A primeira edição do evento ocorreu em 1993, inicialmente com o nome de Festa do Pantanal, em resposta ao momento em que o turismo mato-grossense estava passando. “O setor Turismo já estava mais ou menos formatado e, à época, desativaram a empresa mato-grossense de turismo [Turismat], [criaram] uma fundação de cultura e turismo [a Funcetur] e, dessa forma, todo o trabalho que foi feito naquele período na Turismat se desfez. Então, os empresários que já estavam acostumados com esse trabalho decidiram pelo Fórum Empresarial do Turismo”, contextualizar o experiente Jaime Okamura.
A feira de grande formato buscou se organizar anualmente, mas foi descontinuada em razão da pandemia de covid-19, experimentou formato on-line e busca uma forte retomada. “Nós estamos voltando com bastante força”, promete o coordenador.
Toda a programação será gratuita, desde a entrada para visitação até a participação em cursos e palestras. As rodadas de negócios serão voltadas para oferecer roteiros turísticos. “Vamos ter os operadores de um lado e vamos mostrar o que o Estado tem, pra que dê match, pra que dê negócio e venham mais e mais pessoas, mais turistas aqui para o nosso estado”, exemplifica Roberto Henrique Dahmer, diretor de negócios do Sebrae, uma das instituições parceiras da FIT Pantanal.
Fonte: leiagora