Se o verão requer cuidados com hidratação e horários de exposição ao sol, fato é que o carro também exige atenção por conta das altas temperaturas que podem causar danos aos veículos. E quando o assunto é praia, a maresia é outro ponto de atenção porque pode provocar oxidação dos metais, levando à ferrugem e comprometendo a estrutura do automóvel.
Para se precaver destes e de outros riscos, confira 6 dicas essenciais para pegar estrada, elaboradas pela plataforma de mobilidade V1, do grupo Águia Branca.
Evite exposição ao sol
A incidência de raios ultravioleta pode prejudicar a pintura do veículo, além de reduzir a vida útil dos pneus e do painel. O ideal é estacionar em locais cobertos ou com sombra. Outra alternativa é usar capas de proteção para carros e películas nos vidros, protegendo o veículo da incidência direta de luz solar.
Cuide do Sistema de Arrefecimento
Responsável por manter a temperatura do motor, o sistema de arrefecimento exige cuidados especiais durante o verão. A dica crucial é: nunca utilizar água da torneira ou mesmo filtrada no radiador. Isso porque o líquido de arrefecimento varia de acordo com cada veículo. A água comum possui diversos minerais em sua composição, que podem se acumular e até oxidar os componentes metálicos dentro do motor. Por isso, é indispensável consultar o manual do proprietário para saber qual líquido é recomendado
Revise o ar-condicionado
Ar-condicionado sem manutenção é um convite para o acúmulo de fungos, ácaros e bactérias e pode também exigir muito mais do motor do carro para atingir níveis ideais de resfriamento.
Bateria
Realizar manutenções periódicas é sempre importante para assegurar o bom funcionamento do automóvel e com as baterias não é diferente, já que elas tendem a perder mais carga no verão. As altas temperaturas afetam a bateria, e o calor extremo pode acelerar a evaporação do líquido interno. A dica é checá-las antes de pegar a estrada.
Pneus
A pressão dos pneus pode ser impactada pelo calor intenso, resultando em maior desgaste da borracha. Por isso, é fundamental verificar periodicamente a calibragem para evitar problemas.
Óleo e filtros
Para garantir o funcionamento adequado do veículo, a troca de óleo e a substituição dos filtros são indispensáveis. As peças do motor precisam estar devidamente lubrificadas para evitar desgastes. A troca periódica do óleo lubrificante é fundamental para prevenir danos às peças internas e prolongar a vida útil do motor.
Leia tudo do Manual do Viajante
window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:504,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}
Fonte: viagemeturismo