Se gosta de explorar e conhecer novos lugares, mas está cansado dos mesmos destinos turísticos, bem-vindo a mais um episódio da série “Mudando a Rota”, do Primeira Página. Na reportagem anterior falamos sobre o paraíso escondido de Salto do Céu, e hoje abordaremos as belezas de São Félix do Araguaia.
Prepare seu carro, ou a passagem de ônibus, e vamos juntos colocar o pé na estrada. Todos os dias, você vai conhecer uma cidade diferente, até porque, em um estado com mais de 140 municípios, o que não faltam são opções incríveis.
São Felix do Araguaia
Localizado na região nordeste de Mato Grosso, o município de São Felix do Araguaia, a 1159 km de Cuiabá, é um excelente opção para quem adora um pé na areia porque tem praia.
Com uma areia fina e muita branca, a Praia do Morro é frequentada por milhares de pessoas que viajam até São Felix para se banhar, bronzear e pescar. O turista ainda pode contemplar o fim de tarde na Orla que dá vista para o Rio Araguaia.
Inclusive durante o mês de julho, em que é alta temporada, a praia é estruturada com banheiros químicos shows e restaurantes, tudo para que o visitante possa usufruir com conforto a sua estadia.
Cortada pela BR-262, São Felix do Araguaia dá acesso também a fantásticas trilhas dentro da mata amazônica e do cerrado. Visitando a região é possível observar a diversidade de plantas nativas, a beleza das diferentes espécies de aves e outros animais como os jacarés, por exemplo, que vivem livremente nestes locais.
Banhada pelo Rio Araguaia e mais outros três rios, o Tapiré e das Mortes, a região é ótima para os praticantes de pesca esportiva, já que muitos deles são originários das bacias amazônicas, e conhecidos pela força e agressividade.
- Mas, atenção! antes de pescar, é preciso solicitar uma licença do Ibama, para pesca amadora. Para mais informações, visite o site da prefeitura do município.
História
Criado inicialmente como um distrito vinculado ao município de Barra do Garças, o destino turístico se tornou oficialmente uma cidade em 1976, e completou 48 anos no dia 13 de maio. Atualmente o município, tem mais de 11,8 mil habitantes.
De acordo com a prefeitura da cidade, a denominação de São Félix foi dada pelo bispo D. Sebastião Thomaz Câmara, em 1942. A invocação ao santo provinha do “sofrimento” dos colonizadores na conquista de uma terra povoada por nações indígenas, região de tensão social.
Diante disso, São Félix se tornou padroeiro da cidade pois os moradores acreditavam que os protegia contra os índios xavantes, que habitavam a região e lutavam contra o nascente povoado, pois não admitiam a ocupação de seu território.
Fonte: primeirapagina