A cidade de Rochester, situada no condado de Kent, é uma ótima opção de bate e volta de Londres. O melhor ponto de partida é a London Bridge Station, bem no centro da capital inglesa, de onde partem os trens da Thameslink. Os valores das passagens, que podem ser adquiridas online ou na bilheteria, variam entre £ 9,20 e £ 23,30.
Em cerca de 1h20, você estará desembarcando bem no centro de Rochester. Por ser uma cidade enxuta, com pontos turísticos próximos uns dos outros, é fácil circular a pé.
A primeira parada pode ser no impressionante Rochester Castle, construído originalmente em pedra no século 11, pouco depois da Batalha de Hastings. Idealizado para defender o Rio Medway, o castelo é um dos mais bem preservados do Reino Unido.
Próximo ao castelo está a Rochester Cathedral, nada menos que a segunda catedral mais antiga da Inglaterra. O templo foi fundada no ano 604 pelo bispo Justos, que foi enviado ao local para converter o povo de West Kent ao cristianismo, mas a catedral no formato que se vê hoje só foi concluída seis séculos mais tarde.
Em seguida, dirija-se ao Guildhall Museum, de 1687. Situado no coração de Rochester, esse tesouro local narra os diferentes capítulos da história local. Há inclusive uma seção exclusiva sobre a vida e a obra do romancista britânico Charles Dickens, que foi um visitante assíduo da cidade durante a sua infância.
Fundada em 1986, a Baggins Book Bazaar fica ao lado do museu e também vale a visita. Conhecida internacionalmente por seu vasto acervo, essa é a maior livraria de livros usados da Inglaterra.
Quando bater a fome, a dica é passar no The George Vaults, um pub que ostenta uma cripta abobadada do ano de 1325. Outra opção é apreciar um bom vinho na Dickens House Wine Emporium, que costumava ser uma botica no século 19.
View this post on Instagram
Seguindo o passeio, o Huguenote Museum conta a história dos primeiros refugiados da Grã-Bretanha. Um dos destaques da visita é uma casa de bonecas georgiana feita na década de 1730.
Ao passar na High Street, a principal rua da cidade, contemple a Rochester City Wall, uma antiga muralha apoiada em fundações romanas antigas. A Eastgate House também é uma atração imperdível na mesma rua. Construído em 1590, esse sobrado é uma das obras arquitetônicas mais impressionantes da cidade e serviu de inspiração para escritos de Dickens.
Na sequência, visite a Restoration House, que é resultado da fusão de dois edifícios medievais. Nos anos de 1660, eles foram combinados para criar uma mansão no canto sudeste da muralha.
Contrariando qualquer expectativa, nas margens do Rio Medway ainda é possível conferir o antigo submarino russo Black Widow, instalado no local desde 2004. Construído em Leningrado, a embarcação esteve ativa durante a Guerra Fria, mas foi desativada em 1993.
Fonte: viagemeturismo