Em uma reunião do setor de Turismo realizada nesta segunda-feira (18), em Brasília, três municípios entraram na rota internacional do turismo. Em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, a vivência quilombola na Comunidade de Mata Cavalo ganhou destaque.
O objetivo é que os turistas conheçam mais sobre a remanescência dos quilombos e da história do povo negro no Estado.
Outro município que entrou na lista é Cáceres que, com os atrativos Dolina Água Milagrosa e Fipe (Festival Internacional de Pesca), ganha destaque no roteiro cultural.
E Poconé, porta de entrada do Pantanal, entra para a rota internacional como o lugar para melhor vivenciar o ecoturismo.
Para a artesã e quilombola Laura Ferreira, 46 anos, moradora da Comunidade de Mata Cavalo, mais turistas na sua região representa o fortalecimento de ações, que já são desenvolvidas na localidade.
Ainda, segundo a artesã, para além da visibilidade da rota de turismo, é uma oportunidade para contar a história de vida de sua comunidade.
“A nossa inclusão como rota de turismo só vai possibilitar mais visibilidade para nós, para nosso cultura. O turista que chegar aqui para conhecer as belezas naturais e também conhecerão mais sobre os traços culturais próprios do nosso quilombo”.
As novas rotas foram apresentadas pelo Sebrae-MT (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no Salão Nacional do Turismo. A instituição visa o fomento ao turismo e o apoio aos pequenos empreendedores que lutam para o desenvolvimento deste setor.
Vale lembrar que estes locais por meio de parcerias público-privadas e por as instituições de apoio já foram apresentadas anteriormente para os mercados de Paris, Londres e Roma.
“Assim, em conjunto há uma estruturação de toda a política pública do turismo e também da promoção das regiões nacional e internacionalmente”, defende a gestora de turismo do Sebrae, Marisbeth Gonçalves.
Números do Turismo em MT
Segundo dados do Observatório de Desenvolvimento da Sedec (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) a arrecadação do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) com turismo aumentou 32% no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2022.
O ano de 2023 representou um boom positivo para o turismo de Mato Grosso. Conforme dados da Embratur, (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) o setor deve fechar o ano injetando R$ 155 milhões na economia.
Fonte: primeirapagina