Sophia @princesinhamt
Turismo

Descubra por que a Lagoa da Conceição é o cartão-postal de Florianópolis

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Lagoa da Conceição é um dos principais points de Florianópolis. Embora seja conhecida principalmente por abrigar a maior lagoa da ilha, essa região histórica conta com muitos outros atrativos. Com um legado que une as tradições indígenas e açorianas, o bairro – que mescla cultura, natureza e gastronomia – é um dos mais antigos da capital. Cachoeiras, trilhas e parques naturais são somente alguns de seus atrativos.

Cultura e descontração

Quem vem do centro deve pegar a Beira-Mar Norte em direção ao bairro do Itacorubi e seguir pela Rodovia Admar Gonzaga. Após uma subidona, e antes de começar o ziguezague morro abaixo que leva ao centrinho, você verá à esquerda o Manoel de Menezes, conhecido como Mirante da Lagoa. Cruze a via e estacione o carro para ver uma panorâmica lindíssima do bairro.

O coração da Lagoa é o chamado centrinho, que cruza a SC-404 na altura da rua Moacir Pereira Junior. Você pode colocar no waze “Shopping Via Lagoa” e estacionar onde for possível (costuma ser sempre complicado no verão e nos finais de semana). A região abriga uma série de restaurantes, bares, lojas e cafeterias.

Um dos seus empreendimentos é o Quintal Lagoa, um empreendimento que reúne a Liffey Cervejaria, o Savas Bar – Cocktail & Wine e a Spitfire Pizzaria. Além de diversas delícias, o local tem música ao vivo e é uma ótima pedida para as noites de verão.

Para as tardes ensolaradas, a dica são os gelatos da Gelato Di Panna, que oferece opções veganas, sem lactose, sem glúten e zero açúcar. Aproveite para conhecer a Casa Conceito do Café Cultura, que conta um pouquinho da história da marca.

Outra atração é a Feira de Artesanato da Lagoa da Conceição, que acontece na Praça Bento Silvério. Também conhecida como Feirinha do Guarapuvu, ela reúne os trabalhos de cerca de 30 artesãos. Entre os itens comercializados, estão peças de roupas, joias, acessórios, itens de decoração, móveis e produtos de higiene. O evento ocorre todos os sábados, domingos e feriados, das 15h às 20h.

Mudanças no sistema viário

No final de 2023, a Lagoa da Conceição inaugurou o seu sistema binário. Essa mudança significativa na organização viária do bairro exige atenção por parte dos motoristas, especialmente, para quem não conhece a região.

O projeto abriu uma via paralela à Avenida das Rendeiras, que passou a ter pista única no trecho final, que vai em direção à praia da Joaquina. A Avenida Acácio Garibaldi passou a funcionar com apenas um sentido, que vai até uma bifurcação que à direita leva para a Joaquina e à esquerda sobe o morro em direção à praia Mole.

Portanto, quem parte da Ponte de Lagoa em direção à Joaquina, Praia Mole e Barra da Lagoa deve percorrer 660 metros das Rendeiras em pista única. Em seguida, é preciso pegar a Rua Mandala à direita e dobrar à esquerda na Acácio Garibaldi.

Já quem vem das praias em direção ao centrinho, desce o Morro da Mole em pista dupla e segue a avenida das Rendeiras em pista simples até o entrocamento que leva ao binário. Dali até o centrinho segue em pista dupla.

O berço do legado açoriano

A implementação do novo sistema viário veio acompanhada da abertura de 130 novas vagas de estacionamento no trecho final da Rendeiras. Ao caminhar em seu comprimento, é possível ver barcos pesqueiros e comprar peças feitas com renda de bilro. Outro legado da colonização portuguesa na região é o Santuário da Imaculada Conceição, que fica na Rua Francisca Luiza Vieira e foi construído em 1750 e fica no caminho para o Canto da Lagoa – o visual é lindíssimo! Para quem estiver voltando para o Centro não suba o morro da Lagoa e pegue a rua à direita.

Canto da Lagoa e Restaurante Cabral

Engana-se quem pensa que o único atrativo é a própria Lagoa da Conceição. Uma delas é a Cachoeira da Costa da Lagoa. Apesar de não ter grande volume, o banho refrescante é garantido. Para acessá-la, é preciso percorrer uma trilha com cerca de 7 quilômetros. Para chegar ao início da trilha, siga até o Canto dos Araçás e estacione. Você pode fazer a trilha e almoçar no restaurante Cabral, uma instituição do Canto da Lagoa. Você também ir e voltar de barco (40 minutos), saindo da ponte do centrinho da Lagoa, de onde partem barcos de linha. Quem estiver no norte da ilha, deve seguir até o terminal lacustre do Rio Vermelho para fazer a travessia até o Cabral (10 minutos).

Já entre Lagoa da Conceição e a Praia de Moçambique, está o Parque Estadual do Rio Vermelho, uma vasta área de preservação natural. Além da rica biodiversidade, esse santuário ecológico também oferece algumas opções de trilhas.

dunas-da-lagoa-florianopolis
Parque Municipal Dunas da Lagoa (Anderson Schmitt/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

Outra parada obrigatória é o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa, uma unidade de conservação que preserva um dos ecossistemas mais frágeis do país: a restinga. Conhecido pelas suas paisagens encantadoras, o local é muito procurado para a prática de sandboard.

Para visitar todos os atrativos da costa, vale apostar em um passeio de catamarã no Canal da Barra da Lagoa. A maioria deles dura cerca de cinco horas e oferece paradas para mergulho nas piscinas naturais. Entre as companhias que atuam na região, estão a Floripa Boat Tours e a Sambatur. Há ainda empresas que oferecem passeios de pedalinhos, caiaque e stand up paddle.

Leia tudo sobre Florianópolis 

Busque hospedagem em Florianópolis 

Encontre o melhor voo para Florianópolis

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.