var wp_linkeds_words = “”;var wp_linkeds_url = “”;
Gonçalves, no sul de Minas Gerais, vem se consagrando como um destino de serra charmoso e pacato, muito procurado por casais avessos à badalação. A ideia por lá é desconectar e curtir as cachoeiras, trilhas, paisagens. Nos últimos tempos, o município ganhou diversas cabanas e bangalôs isolados na natureza que são verdadeiros refúgios. O acesso até alguns deles implica dirigir por estradas de terra ruins e muito íngremes, mas quer ver a recompensa da porta pra dentro? Piso aquecido, banheira de imersão, enxoval Trousseau, ofurô, roupões quentinhos, decoração de cair o queixo.
Embora pertença a Minas Gerais, os paulistas são o público cativo da cidadezinha, que fica a 220 quilômetros de São Paulo. Saindo da capital, há dois caminhos: pela Fernão Dias (BR-381) até Cambuí (MG), ou pela Via Dutra (BR-116) e sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070), sentido Campos do Jordão. Antes de partir, vale lembrar que as estradas de Gonçalves são todas de terra e com bastante inclinação, prepare a embreagem e redobre o cuidado em dias chuvosos. |
Cabana Invisível
A Cabana Invisível é perfeita para quem quer estar na natureza sem abrir mão de modernidades: a acomodação tem sistema de aquecimento no piso, cortinas elétricas, automação com a Alexa, toalheiro térmico, Smart TV, ar condicionado e wi-fi de alta velocidade. Além disso, há sauna seca, jacuzzi, ofurô na área externa, área para fogueira, churrasqueira, adega e uma cozinha completíssima. Os anfitriões oferecem o café da manhã, roupas de cama e banho da Buddemeyer e amenities. Com tantos atributos, vai ser difícil querer sair da acomodação, mas vale a pena: no terreno há um pequeno riacho e um lindo gramado para curtir um piquenique. A Cabana Invisível leva esse nome por conta de seu exterior: ela é totalmente espelhada, refletindo a vegetação ao redor. Os espelhos possuem faixas adesivas que evitam a colisão de pássaros. Reserve aqui.
Acesso: A Cabana Invisível fica a apenas 2.5 quilômetros do centro de Gonçalves e há um trecho de quase 1 quilômetro por estrada terra que pode ser dificultoso em dias de chuva.
Comentário de quem já alugou: “Cabana perfeita, luxuosa, com todos os utensílios necessários, e até mais do que isso. Limpeza e conservação impecável. Cada detalhe feito com muito bom gosto. Decoração linda, roupas de cama e banho de altíssima qualidade. Mobília nova, casa toda tecnológica, mas com um toque de casa de campo (churrasqueira, jogos e vitrola). Muito aconchegante, em local seguro, maravilhoso e cheio de privacidade. Os anfitriões são muito acessíveis, atenciosos e nos presentearam com vinho e outros itens adoráveis. Voltaremos em breve!” – Renata, abril de 2023.
O Airbnb acaba de anunciar mudanças em sua plataforma. Maior empresa de aluguel de temporada do mundo, a startup divulgou pelo menos 50 novos recursos e melhorias com base nos feedbacks de hóspedes e anfitriões. A necessidade de se fazer viagens mais baratas também foi a razão para o Airbnb dar mais ênfase a partir de agora ao aluguel de quartos, o que significa um retorno à essência da plataforma. Um dos novos recursos é a Busca mensal otimizada: encontrar estadias de longa duração ficou mais simples e intuitivo com a nova interface gráfica, que permite buscar locações de até 12 meses; confira outras mudanças. |
Chalé Zen
O chalé foi inspirado no monte Kailash, no Tibete, lugar sagrado para os hindus. A decoração conta com budas, pedras, velas e cristais. A acomodação tem uma cama king, Smart TV, banheira, ar condicionado, lareira no quarto e na sala, cozinha equipada, toalheiro elétrico, wi-fi, utensílios para foundue e garagem. Lençóis de 400 fios, itens de higiene pessoal, toalhas e roupões já estão inclusos. Na área externa, há um deck de madeira com espreguiçadeiras, cadeira de balanço e uma vista espetacular para a Serra da Mantiqueira. Reserve aqui.
Acesso: O chalé fica ao lado da Cachoeira do Simão e a 4 quilômetros do centro de Gonçalves. Para chegar à acomodação, há uma ladeira asfaltada, íngreme, estreita e com uma valeta bem funda na lateral direita que é preciso ter muito cuidado, principalmente à noite: “Quando fui colocar o meu veículo na garagem, uma das rodas caiu nessa valeta e deu muito trabalho para tirá-lo, fez um arranhão e um pequeno amassado na roda dianteira” – fica a dica de um hóspede.
Comentário de quem já alugou: “Excelente estadia. Roupas de cama e de banho impecáveis, decoração única e chalé extremamente limpo. A cozinha é bem completa e a receptividade do anfitrião deixando uns mimos foi o diferencial. A água do chuveiro e da banheira são bem quentes. O ponto alto é a vista (e pegamos chuva todo o fim de semana). Se você busca conforto extremo, silêncio e reclusão, esta é a melhor escolha. Nós já levamos tudo o que precisávamos e não saímos do chalé. Fogão, forno elétrico e geladeira super novos e limpos. A chegada na acomodação tem uma rampa bastante íngreme, nosso carro é 1.6 mas teve uma dificuldade considerável. De Guarulhos deu exatas 3 horas de distância, mas valeu cada minuto. Ao anfitrião, deixamos nosso muito obrigada!” – Mayara, fevereiro de 2023.
Chalé Nevada
No alto de uma montanha, o Chalé Nevada é bem amplo, de muito bom gosto e com vista para a copa das árvores. A acomodação conta com uma cama de casal, sofá-cama de couro, lareira externa e interna, Smart TV, cozinha muito bem equipada e com aquecimento na água da torneira, wi-fi, closet, ducha, rede de balanço e uma banheira de frente para uma parede de vidro com uma vista daquelas! E se houver pôr-do-sol, vai acontecer de cara para a varanda. Reserve aqui.
Acesso: O chalé fica a 7 quilômetros de estada de terra do centro de Gonçalves. Em tempos de muita chuva, o trajeto pode necessitar de um veículo 4X4. No anúncio, o anfitrião recomenda que os hóspedes verifiquem a previsão do tempo previamente. “Durante nossa estadia, tiveram dias de fortes chuvas (por segurança, não saímos de casa), mas logo no dia seguinte a estrada já estava transitável (temos um HB20 1.0).” – Thainá, fevereiro de 2023.
Comentário de quem já alugou: “Reservamos o chalé por dois dias, com o intuito de passar um tempo em casal. Queríamos um lugar aconchegante, bonito, confortável, que fosse mais afastado, mas que nos permitisse nos isolar sem perder o conforto e sem precisar sair para outro local. Enfim, encontramos o chalé. O anfitrião foi muito solícito. Com uma vista linda da natureza, você se hospeda e tem um quadro natural da copa das árvores em todas as áreas da casa. O chalé oferece muita privacidade e a cozinha tem todos os utensílios para cozinhar. Aproveitamos muito a banheira! Recomendamos e voltaremos em breve. Já sinto saudades desses dias.” – Rodrigo, abril de 2023.
+ Veja um guia completo de Gonçalves
Casa a 1.600 metros de altitude
A mais de 1.600 metros de altitude, a Casa Vista fica encrustada em uma montanha proporciona um visual incrível para as serras do sul de Minas Gerais. A acomodação tem todos os ambientes integrados com a vista: cama queen, sofá, cozinha e banheira. O anfitrião disponibiliza roupas de cama e banho Trousseau em algodão egípcio, travesseiros de plumas de ganso, lareira a gás, wi-fi, cozinha com cafeteira Nespresso e adega climatizada. A região é bastante isolada, por isso o ideal é levar tudo o que for necessário para só sair na hora de ir embora. Animais são permitidos. Reserve aqui.
Acesso: A casa fica a 8 quilômetros do centro de Gonçalves e o acesso é feito por uma estrada de terra com subidas íngremes e bastante acidentadas, não indicadas para carros 1.0. O anfitrião pretende concretar alguns trechos ainda no segundo semestre de 2023.
Comentário de quem já alugou: “Tudo muito bonito e organizado. Tem muitos utensílios e materiais de limpeza. Realmente é só ir e levar o que for consumir para não precisar sair da casa. A vista é incrível, a internet é boa e a banheira é maravilhosa. Para quem gosta de paz e sossego é o lugar certo. Cheguei com as instruções escritas pelo anfitrião, não tem erro. A viagem no geral foi muito tranquila. A casa é impecável, melhor do que nas fotos. Pegamos chuva mas não atrapalhou em nada. Para quem tiver dúvida sobre o carro, fomos com uma Tiguan, com muita chuva, e não tivemos problema. Me apaixonei pela lareira!” – Andreza, fevereiro de 2023.
Bangalô dentro de condomínio
Com grandes janelas de vidro, móveis rústicos e o chão pintado de azul, o Bangalô promove uma imersão na natureza. Ele fica em um condomínio de sítios cercado por trilhas e cachoeiras: não deixe de colocar o tênis na mala para explorar o entorno. A hospedagem conta com uma cama queen, banheira com vista para o horizonte, lareira, deck, wi-fi, churrasqueira, cortinas black-out e cozinha bem equipada. Secador de cabelo e roupas de cama e banho acompanham. Destaque para a hospitalidade do anfitrião, Elder. Animais são permitidos. Reserve aqui.
Acesso: O bangalô fica no bairro dos Venâncios, a 9 quilômetros do centro de Gonçalves. A estrada de acesso é de terra e bastante íngreme, em dias de chuva é fundamental estar em linha direta com o anfitrião: “Estava chovendo bastante e estávamos com um carro mais fraco, precisamos de uma ajudinha na subida para a acomodação, mas deu tudo certo… No dia seguinte, queríamos ir até a cervejaria Três Orelhas, porém, estávamos com medo do carro ter problema novamente na subida, então, os hosts fizeram a gentileza de nos levar e buscar.” – Aline, abril de 2023.
Comentário de quem já alugou: “A vista é de tirar o fôlego, o céu parece estar pertinho de nós, e o clima é delicioso. Tudo muito romântico, sem contar que a casa estava impecável. Roupas de cama e toalhas limpíssimas e macias. O banho de banheira é um espetáculo durante o dia, com a vista das montanhas, mas à noite é ainda mais lindo com a vista do luar (pegamos lua cheia início de mês). O caminho até a acomodação é lindo e nosso carro (modelo bem comum) subiu tranquilamente a montanha. Elder, o anfitrião, é gente boníssima, nos recepcionou muito bem, deu várias dicas de restaurantes e do que fazer na cidade.” – Mayra, fevereiro de 2023.
Busque outras acomodações no Airbnb.
Chalé com vista para a Pedra do Baú
O chalé possui uma suíte, sala e cozinha integradas, banheira de hidromassagem ao lado de uma grande janela e varanda com deck e rede de balanço. O anfitrião oferece kit fondue, ingredientes básicos (como óleo, sal e açúcar), produtos de limpeza, roupas de cama e um saco de lenha para a lareira. Dentro do terreno há uma uma trilha de 200 metros até uma pedra com vista paradisíaca para a Pedra do Baú. Os mais aventureiros podem encarar a íngreme trilha da Pedra do Cruzeiro, que fica ao lado do chalé. Ela tem 2,6 quilômetros (ida e volta) e garante um visual arrebatador para a Serra do Venâncios e Serra dos Remédios. Há dois restaurantes a 600 metros do chalé, mas, como disse uma hóspede: “não compensa deixar o chalé, vale muito mais a pena levar comida e aproveitar a hospedagem.” Reserve aqui.
Acesso: O chalé fica no bairro dos Venâncios, a 9 quilômetros do centro de Gonçalves. A estrada é de terra e bastante íngreme, o acesso pode ser complicado em dias de chuva.
Comentário de quem já alugou: “A hospedagem foi excelente! Estivemos em contato com a Maria, mãe do anfitrião, o tempo todo. Ela foi muito prestativa e querida! Amamos a experiência! O chalé é lindo, aconchegante e tem uma vista incrível, mas o que mais gostamos foi a vista privilegiada da pedra que temos acesso através de uma trilha bem curtinha! Não há palavras para descrever, parece um quadro de tão perfeito! Nossa experiência foi sensacional, recomendo muito! As subidas pela estrada de terra foram um pouco tensas (risos), mas o chalé compensou todo o sufoco!” – Vitoria, maio de 2023.
Bangalô de vidro
Quem se hospeda por aqui dorme, literalmente, sob a luz das estrelas. A acomodação fica bairro Sertão do Cantagalo, área rural com pouca luminosidade que destaca o céu super estrelado, como na foto acima. A proposta é se desconectar: o único sinal de telefone que funciona é da Vivo e o wi-fi é instável. O bangalô é um dos poucos da região que recebe até três pessoas (se o terceiro hóspede for um adulto ou criança mais velha, uma taxa diária é cobrada). Construída com tijolos e madeiras de demolição, a acomodação possui uma suíte no andar de cima com cama king, televisão, banheira e paredes de vidro. No térreo, estão um quarto com sofá-cama de solteiro, cozinha completa, lareira e uma varanda com mesa de jantar, churrasqueira e rede de balanço. Para completar, dentro do terreno da propriedade há uma pequena e deliciosa cachoeira! A anfitriã oferece tolhas, roupas de cama, berço e cadeirão. Reserve aqui.
Acesso: O bairro Sertão do Cantagalo fica a 10 quilômetros do centro de Gonçalves. Quem vem de São Paulo, pela Rodovia Fernão Dias, encara 50 minutos de estrada de terra com o visual das montanhas e araucárias. Os últimos quilômetros são íngremes, mal iluminados e exigem atenção redobrada à noite e em dias de chuva: “Chegamos na sexta-feira à noite e, como o nosso carro é baixo, tivemos um pouco de dificuldade na estrada. No outro dia de manhã, fizemos o mesmo trajeto de forma muito mais tranquila. Chegando ao bangalô, tem uma subidinha mais íngreme e o carro acabou derrapando um pouco.” – Thais, abril de 2023.
Comentário de quem já alugou: “Passei um final de semana no bangalô com o meu namorado e fiquei encantada! O quarto, com todas as paredes de vidro e a vista para a serra, é a coisa mais linda. Acordar com o nascer do sol e todo aquele verde é realmente muito bom! A cozinha é compacta, mas tem todos os utensílios necessários (desde taça de vinho, a louças e panela). Apesar de não ter uma “sala”, a varanda é o que dá o charme ao local, pois no espaço é possível estender a rede e curtir o visual. Pontos altos: vista, cama muito confortável, banheiro impecavelmente limpo (e com uma vista de tirar o fôlego) e uma cachoeira particular na propriedade (ficamos encantados. Só tínhamos nós dois no lugar!).” – Thais, abril de 2023.
+ Veja um guia completo de Gonçalves
Chalé em estilo industrial
Também bairro Sertão do Cantagalo, o chalé de 50 m² tem decoração minimalista e estilo industrial. Todos os ambientes são integrados: a cozinha, uma pequena mesa, cama de casal e a varanda com vista para a Serra da Mantiqueira. A acomodação possui lareira (a lenha já está inclusa), banheira, lençóis e toalhas, edredom de pluma de ganso, ar condicionado quente e frio, chuveiro com aquecimento a gás, água quente em todas as torneiras, secador de cabelo, toalheiro elétrico, Smart TV (com Netflix), wi-fi ótimo, elásticos para exercícios e tapete de yoga. Assim como na acomodação anterior, o sinal de celular é quase inexistente. Reserve aqui.
Acesso: A melhor opção é dirigir até o centro de Gonçalves e, de lá, seguir por 10 quilômetros até o chalé. Há um caminho alternativo pelo quilômetro 911 Rodovia Fernão Dias que não é indicado para carros sem tração 4×4. A anfitriã disponibiliza o contato de taxistas locais para quem não estiver de carro.
Comentário de quem já alugou: “O local é lindo! Tudo muito bem cuidado. O chalé é do jeitinho que vemos nas fotos: iluminado, limpo, com cozinha equipada e chuveiro quentinho. O aroma das lavandas no entorno torna a experiência ainda mais especial. Privacidade total! Opção perfeita para quem quer se desligar do mundo corrido de uma cidade grande. Podemos ouvir pássaros, ver o nascer e pôr do sol e um céu cheio de estrelas. A internet funciona bem, mas não há qualquer sinal de celular (o que pode ser uma questão para quem precisa estar um pouco mais conectado ao mundo, ou quando faltar energia elétrica). A anfitriã é muito atenciosa e prestativa.” – Priscilla, abril de 2023.
Cabana de madeira na montanha
Apelidada de “Ninho das Araucárias”, a cabana é rodeada pela vegetação nativa da Mantiqueira e parece ter saído diretamente de uma página do Pinterest: paredes de madeira, decoração com cara de “casa de avó”, banheira vintage, lareira no centro da sala e um amplo quintal fazem qualquer um sentir-se em casa. O solícito anfitrião, André, disponibiliza roupas de cama e banho, vários livros, serviço de limpeza diária e até uma carona para chegar à acomodação. A cabana tem cozinha bem equipada: leve os ingredientes para o preparo de refeições e curta a estadia. Reserve aqui.
Acesso: A acomodação fica no bairro Alto do Campestre, a aproximadamente 11 quilômetros do centro de Gonçalves. A estrada de terra fica inacessível por carros sem tração 4×4 quando chove, por isso o anfitrião oferece uma carona em seu veículo nos últimos (e íngremes) 700 metros. Nesse caso, o carro do hóspede ficará na frente da casa do caseiro. A chegada ao bairro pode ser feita por São Bento do Sapucaí, o que torna a viagem de quem vem pela Carvalho Pinto/Dutra mais curta e muito linda, pois o bairro do Serrano é maravilhoso (pela Fernão Dias e entrando em Gonçalves implica pegar 30 quilômetros de estrada de terra, o que não é uma boa ideia).
Comentário de quem já alugou: “O que dizer dessa cabana? Lugar encantador. Aliás, ao vivo, a cabana e seu entorno conseguem ser mais bonitas ainda! Super equipado, você não precisa se preocupar com nada. Perfeito! Fui para ficar alguns dias e voltei renovada. André foi super atencioso e solícito, sem palavras para agradecer! Vale muito a pena, certeza que voltarei!” – Maria Teresa, junho de 2023.
Veja um guia completo sobre Gonçalves
Ainda que não tenhamos nos hospedado em todas as acomodações aqui listadas, selecionamos cuidadosamente cada uma delas com base na localização, decoração, conveniência, comentários de hóspedes anteriores e o fato do anfitrião ter status de Superhost na ocasião da pesquisa. Caso você faça uma reserva por meio dos links aqui listados, a Viagem e Turismo poderá ganhar uma comissão.
Fonte: viagemeturismo