A disputa pela medalha de bronze no surfe entre o brasileiro Gabriel Medina e o peruano Alonso Correa, nos Jogos Olímpicos de Paris, gerou muita curiosidade sobre as ondas do país vizinho, cujos 2.414 quilômetros de costa são banhados pelo Oceano Pacífico.
O Peru atrai surfistas de todo o mundo com destinos de classe mundial, ideais para a prática do esporte. Além disso, desde a aprovação da Lei de Rompentes em 2013, o país tem realizado importantes esforços para preservar suas ondas.
A norma estabelece o registro de todas as ondas protegidas em um cadastro nacional, garantindo sua preservação a longo prazo. Atualmente, 43 delas estão protegidas, tornando o Peru um líder mundial na proteção de rompentes: a meta é chegar a 100 até 2030.
Veja, a seguir, os principais destinos para surfar no Peru:
La Libertad
A região de La Libertad, na costa norte do Peru, é uma das referências em surfe.
Puerto Malabrigo, também conhecido como Puerto Chicama, é famoso por ter a esquerda mais longa do mundo: o percurso pode chegar a aproximadamente dois quilômetros. A onda, que pode ser surfada por minutos, oferece seções perfeitas, acessíveis por surfistas de diferentes níveis. O povoado ao redor mantém uma atmosfera tranquila.
Ainda em La Libertad, Pacasmayo é um paraíso para os longboarders, com sua famosa onda “El Faro”. Uma das mais longas do Peru, ela atrai surfistas de todo o mundo. Um píer e um extenso calçadão compõem a paisagem.
Piura
No norte do Peru, na região de Piura, está Máncora, conhecida por suas praias que oferecem condições ideais para surfistas de todos os níveis.
As ondas são constantes durante grande parte do ano e a cidade é bem estruturada, com variadas opções de hospedagem, restaurantes de frutos do mar e vida noturna.
Piura conta com outros bons balneários para o surfe, como Cabo Blanco e Lobitos – mas, devido às ondas poderosas, esses destinos são mais indicados para os surfistas experientes.
Lima
Punta Hermosa é um dos balneários mais populares de Lima. Localizado ao sul da capital, é um lugar de ondas variadas onde muitos surfistas peruanos começaram suas carreiras – incluindo Alonso Correa, que representou o Peru nos Jogos Olímpicos.
Outros points de surfe em Lima são o Cerro Azul, com ondas longas, e Punta Rocas, conhecida pela potência de suas ondas e por sediar competições internacionais.
Nas praias de Miraflores, um dos distritos mais turísticos de Lima, também acontecem aulas de surfe.
Veja um guia completo de Lima e uma seleção de restaurantes na capital peruana
Fonte: viagemeturismo