Percorrer as rotas saltenhas é encontrar-se com sua história, com suas tradições, sua gastronomia, sua vida noturna e com paisagens imponentes, desde o verde das yungas até as montanhas cheias de cardones a mais de três mil metros de altitude. Estas são cinco coisas que você não pode deixar de fazer quando visitar Salta:
1. Empanadas
Entre os pratos mais típicos, as empanadas saltenhas de carne cortadas na faca ocupam um lugar especial por sua preparação tradicional. Mas há também o “asado”, as “humitas”, o “locro” e os “tamales”, cheios de carne e enrolados em palha de milho. Esses pratos são servidos nas “peñas”, forma como são chamados restaurantes, bares e outros espaços que recebem shows de música folclórica e bandas ao vivo de diversos gêneros musicais.
2. Trem das Nuvens
Um dos mais altos do mundo, o Trem das Nuvens usa os mesmos trilhos de um trajeto histórico que conecta a cidade argentina de Salta ao porto chileno de Antofagasta. Tem como ponto alto (literalmente) um viaduto situado mais de quatro mil metros acima do nível do mar. Saiba mais sobre o Trem das Nuvens aqui.
3. Rota do Vinho de Altura
Em Salta, há uma região vitivinícola onde é possível percorrer a Ruta del Vino de Altura, com vinhedos a mais de três mil metros de altitude. São quase 40 vinícolas para visitar e aprender sobre as características geográficas e climáticas que dão uma forte personalidade aos rótulos da região. Em especial os brancos Torrontés, que é a variedade emblemática de Salta, um tipo de uva doce, profunda e frutada, que ganhou inúmeras medalhas de ouro e prata em concursos internacionais. Também são muito boas as variedades de uvas tintas como Cabernet Sauvignon, Malbec, Tannat, Bonarda, Syrah, Barbera e Tempranillo.
4. Museus e igrejas
A Praça 9 de Julho é o coração de Salta, rodeada de edifícios históricos como o Cabildo e a Catedral. Vale admirar também a arquitetura da Basílica de São Francisco, Igreja da Vinha e Convento de San Bernardo. Por fim, a cidade tem uma importante rede de museus cujo principal objetivo é resgatar, conservar, investigar e divulgar seu patrimônio cultural. É o caso do Museu Güemes, Museu de Arqueologia de Alta Montanha, o Museu de Belas Artes e do Museu Histórico do Norte.
5. Mercados e feiras de artesanato
Os mercados e feiras em Salta vendem uma variedade de produtos artesanais de alta qualidade, como tecidos de lã de lhama e vicunha, produtos de couro e linóleo, peças de cerâmica criadas por artesãos locais, joias tradicionais e contemporâneos, e objetos decorativos e funcionais criados com madeira local.
Fonte: viagemeturismo