Gelateria de’ Coltelli, em Pisa (Toscana)
“Na minha opinião, se a De’ Coltelli não for a melhor gelateria da Itália, está com certeza no top 3. Eles são muito criativos e originais. A gelateria fica em Pisa, mas em um pedaço nem tão turístico, à beira do rio Arno. E o chef gelatiere, Gianfrancesco Cutelli, faz parte da nobreza do gelato: ele é descendente de um dos inventores do sorvete italiano, o Francesco Procópio de Coltelli. Ele faz um pouco a linha gênio maluco, mas são sempre coisas incríveis.”
Lungarno Antonio Pacinotti, 23, Pisa
Gelateria Tonka, em Aprília (Lácio)
“A gelateria Tonka é relativamente nova, deve ter uns 15 anos – as demais que indico aqui são todas centenárias. Ela foi aberta por um casal super jovem que também chegou chegando com uma proposta muito focada em ingredientes locais, orgânicos, valorizando o pequeno produtor. Eles são muito rigorosos em relação à escolha de insumos e já conquistaram um lugar de destaque, inclusive venceram prêmios importantes na Itália. Aprília fica a uma hora ao sul de Roma.”
Via Ugo Foscolo, 15, Aprília
Gelateria della Passera, em Florença (Toscana)
“É com certeza uma das melhores gelaterias da Itália e, desta seleção, talvez seja a única que é comandada por uma mulher, a Cinzia Otre. Ela faz muitos sabores com infusões, como flores e especiarias, o que é uma coisa bem diferente na Itália. São vários sabores autorais que valem a pena. A Gelateria della Passera é minúscula e fica em frente à Piazza della Passera, a 5 minutos da Ponte Vecchio, na margem direita do Arno. E apesar de estar em um ponto bem movimentado, costuma ser mais frequentado por locais do que por turistas.”
Via Toscanella, 15, Florença
Gelateria Golosi di Natura, em Gazzo Padovano (Vêneto)
“Essa é uma gelateria que tem muito apelo com o público em geral por ter sabores tradicionais. Mas, por outro lado, o chef responsável, Antonio Mezzalira, já venceu como melhor gelatiere de sorvete salgado da Itália. Ele faz, por exemplo, sorvetes alcoólicos inspirados em drinks. A Gelateria Golosi di Natura tem tudo para agradar tanto pessoas que só querem um bom gelato, quanto quem está buscando uma experiência gastronômica única. Gazzo Padovano fica a meio caminho entre Veneza e Verona.”
Via Vittorio Emanuele, 22
I Fenu Gelateria e Pasticceria, em Cagliari (Sardenha)
“A gelateria I Fenu, de Fabrizio Fenu, tem simplesmente o melhor gelato de chocolate da Itália e ele já venceu diversos prêmios, o que não é pouco pelo fato do país produzir muito gelato de chocolate de excelência. Fabrizio é super criativo e um dos grandes nomes da gelateria italiana. É uma visita imperdível para quem estiver na capital da Sardenha.”
Piazza Galileo Galilei, 35
A chef gelatiere Marcia Garbin, proprietária da paulistana Gelato Boutique, fez formação na Carpigiani Gelato University, em Bolonha, e na Le Cordon Bleau, em Paris. Na Itália, ganhou prêmios como o de chef-revelação no Firenze Gelato Festival, em 2012, um dos principais do mundo do gelato. No ano seguinte, uma criação sua, a caffè-lime, uma mistura de café com raspas e suco de limão-taiti, ganhou como a melhor do evento
Fonte: viagemeturismo