Muitas das caixas de lápis de cor da Faber-Castell vem com o bonito desenho de um castelo, composto por torres de telhados pontudos coroados por bandeirinhas vermelhas. O que nem todo mundo sabe é que a ilustração foi baseada em uma construção de verdade, que pertence à família Faber-Castell, dona da marca. O Castelo Faber-Castell fica na cidade de Stein, na região da Baviera, onde também está a sede e a fábrica da empresa de lápis de cor.
História da Faber-Castell
Tudo começou em 1761 com Kaspar Faber, que fundou o seu negócio de lápis de cor e o batizou de A. W. Faber. Foi só em 1898, quando a herdeira da empresa Ottilie Von Faber se casou com o conde Alexander zu Castell-Rüdenhausen, que a marca passou a se chamar Faber-Castell.
Com a mudança de nome veio também a criação do logo que permanece até hoje, o de dois cavaleiros medievais duelando com lápis de cor no lugar das lanças. Repare que, na ilustração, o cavaleiro que está empunhando o lápis da marca derruba o outro, cujo lápis se parte, em alusão à melhor resistência dos produtos da Faber-Castell.
Mas e o castelo? Esse foi construído alguns anos depois do casamento de Ottilie e Alexander, em 1906, bem ao lado da fábrica. Por fora, ele é um clássico exemplo de construção da aristocracia germânica, com arcos em estilo romano, colunas e torres medievais. No interior, espalhados por três andares, há salas de recepção decoradas à francesa, bibliotecas no estilo renascentista e salões que mesclam o gótico e o barroco.
Hoje, a nona geração da família Faber-Castell segue no comando da companhia, que produz mais de dois bilhões de lápis anualmente.
Como é a visita aos domínios da Faber-Castell
A sede da Faber-Castell em Stein oferece diferentes tipos de passeios guiados em inglês, mas todos duram entre uma hora e meia e duas horas, custam € 10,50 e dão direito a 15% de desconto na loja com produtos da marca.
O Production of Wood Cased Pencils foca na produção dos lápis de cor: os visitantes percorrem a fábrica atual para entender como eles são feitos, com todo o maquinário em funcionamento.
Já o passeio chamado “Old Lead Museum” visita a fábrica antiga, um edifício de 1848 às margens do Rio Rednitz convertido em museu, para mostrar como os lápis de cor eram produzidos nos séculos 19 e 20.
Agora, para conhecer o interior do castelo, é preciso embarcar no Faber-Castell Castle, que chama atenção para os diferentes estilos empregados na construção. Além dos cômodos mobiliados da mesma forma que eram no século 19, é possível visitar uma exposição que conta a história da família e da empresa, interligados à formação da própria cidade .
Stein fica a cerca de 10km de Nuremberg, na Alemanha. As visitas aos domínios da Faber-Castell acontecem em datas específicas ao longo do ano e devem ser reservadas com antecedência pelo site.
Fonte: viagemeturismo