Sonhador, ousado e visionário, Walt Disney era um colecionador de frases emblemáticas. Em uma de suas mais célebres, ele dizia: “Se você pode sonhar, você pode realizar”. No caso do Treasure, o caçula da frota da Disney Cruise Line, que fez sua viagem inaugural em 21 de dezembro de 2024, a imaginação ímpar e o poder de pôr em prática ideias, características do criador do império de entretenimento, estão mais do que presentes. Em 14 andares e capacidade para 4000 hóspedes, o novo navio da frota oferece uma experiência imersiva no mundo de fantasia e encantamento da Disney, mesclando diversão e sofisticação.
Inspiradas nas históricas clássicas, nas produções para o cinema e nas atrações dos parques temáticos, as atividades encontradas no sexto transatlântico do grupo têm tudo para fazer a alegria da meninada, mas também são garantia certa de diversão e conforto para os adultos. Em alto padrão, a experiência a bordo ao lado do Mickey conta com dois funcionários para cada hóspede. O visitante tem a chance de escolher (ou optar por tudo, claro) entre bares, lanchonetes e restaurantes temáticos; uma dezena de piscinas com direito a toboágua e playground molhado; curtir o spa, o cineminha ao ar livre, o salão de beleza, a academia de ginástica e se esbaldar nos inúmeros espaços interativos.
Construído no Estaleiro Meyer Werft, na Alemanha, e batizado em Nova York em novembro passado, o Treasure, tinindo de novo, sintetiza toda a experiência mágica Disney em alto-mar. O caçula da companhia vem se juntar a uma frota de cinco embarcações da Disney Cruise Line, que deve quase triplicar até 2031, chegando a treze navios. Entre as grandes novidades deste cruzeiro está um bar temático inspirado no brinquedo Haunted Mansion Parlor, a mansão mal-assombrado do Magic Kingdom; um restaurante mexicano baseado no filme Coco (Vida: A Vida é uma Festa) e uma área kids que equivale a um parque de diversões, com direito a espaços dedicados a princesas, super-heróis e personagens da saga Star Wars. A cada noite, os hóspedes ainda são convidados a irem ao teatro e assistem a shows no melhor estilo da Broadway. Entre os espetáculos em cartaz no Treasure está uma montagem inédita de Moana para o teatro.
Para dar um gostinho da diversão a bordo, selecionamos atrações que merecem destaque. Boa viagem!
O maior fantoche da franquia
No mais novo navio da Disney, os visitantes são brindados com shows que não deixam nada a desejar às produções da Broadway. Para a temporada inaugural foram produzidos três espetáculos, que têm duas sessões à noite: uma às 18h para quem opta por jantar às 20h e vice-versa. Além dos clássicos Disney Seas the Adventure, que conta com um pout-pourri de personagens, e a A Bela e a Fera, o Treasure oferece um musical inédito: uma versão exclusiva de Moana para o teatro. Irretocável, a produção é cheia de efeitos especiais e, durante a batalha da personagem principal contra Te Kã, o temível rival de lava (depois se transforma na deusa verde), surge no palco um fantoche de quatro metros de altura – o maior já feito para um show da Disney.
Bar mal-assombrado
Um dos diferenciais do navio Treasure é o fato de ter espaços inspirados, não só nas histórias clássicas e filmes da Disney, mas também nas atrações dos parques temáticos. Depois de jantar em alto mar, vale dar uma passada – e ficar um bom tempinho – no bar Haunted Mansion Parlor. Inspirado na mansão mal-assombrada do Magic Kingdom, em Orlando, o local diverte o hóspede a todo instante. Enquanto se pode tomar um dos drinques temáticos do espaço, os personagens dos quadros se mexem, piscam os olhos, se derretem; peixes “fantasmas” aparecem e desaparecem do aquário montado no meio do salão; e, no painel atrás da bancada do barman, seres de outros mundos surgem a todo instante.
Vitrines à la carte
Um jantar com história e requinte. Essa é a proposta do restaurante 1923, um dos destaques do Treasure. Ali é impossível não se encantar com os esboços, desenhos, storyboards, fotos e adereços de personagens e de filmes temáticos que tomam conta das paredes e vitrines do espaço. O local pode ser usado pelos hóspedes do novo navio na hora do jantar ou no café da manhã, sempre com serviço à la carte. Batizado em uma referência ao ano em que o Walt Disney Studios foi fundado, na Califórnia, o espaço oferece uma seleção de pratos da gastronomia contemporânea. O restaurante conta com nada mais nada menos do que 900 croquis das criações das aventuras da Disney, como O Rei Leão, Tarzan, Aladdin, Mogli, Nemo, entre muitos outros.
Das princesas ao Chewbacca
A proposta do espaço kids do caçula da Disney Cruise Line supera todas as expectativas. Dividido em vários ambientes, o Disney’s Oceaneer Club é um show à parte. Lá, a garotada pode embarcar nas suas aventuras e histórias favoritas em meio a atividades interativas e supervisionadas por monitores treinados. No ambiente Marvel Super Hero Academy, as crianças são convidadas a treinar ao lado de super-heróis, como Homem Aranha, Pantera Negra e Homem Formiga. No Fairytale Hall, a diversão fica por conta das visitas especiais das princesas da Disney. Já no Star Wars: Cargo Bay, os pequenos são convocados a embarcar em uma “nave espacial” e se juntar a amigos como Chewbacca e Rey. Também não faltam atrações para os adolescentes no navio: há uma infinidade de espaços temáticos, atividades esportivas, jogos interativos e locais para ouvir música e ver TV.
Quando o jantar é uma festa
No restaurante Worlds of Marvel, inspirado no universo da franquia de super-heróis, os hóspedes podem ter duas experiências temáticas. O Marvel Celebration of Heroes: Groot Remix, mistura música e jogos interativos. Já no jantar Avengers: Quantum Encounter, a noite conta com uma aparição especial do Homem-Aranha, que ajuda a salvar o dia com uma poderosa tecnologia quântica. Não menos envolvente, mas num universo distinto, o restaurante Plaza de Coco transporta os visitantes para a Praça Santa Cecília, do filme Viva – A Vida é uma Festa. Ali, o público pode jantar em meio ao som de mariachis e muita dança. Diferentemente de muitos cruzeiros, as refeições à noite são sempre à la carte e, num sistema de rodízio exclusivo dos navios da Disney, os mesmos garçons acompanham cada grupo por todos os restaurantes. Além disso, há os tradicionais bares self-service à vontade, com refrigerantes, sucos, sanduíches e pizzas, abertos durante todo o dia, e serviço de quarto 24 horas.
Mergulho com emoção – ou nenhuma
Com uma espécie de parque aquático no convés, o Treasure garante diversão refrescante para todas as idades e gostos. O visitante pode escolher entre relaxar em uma das piscinas, sempre com a água numa temperatura agradável, assistir um filme da Disney no telão do deck enquanto fica de “molho”, ou experimentar o Aquamouse, espécie de toboágua-montanha-russa com 231 metros de comprimento. A atração é gratuita e o hóspede tem a chance de ir quantas vezes quiser – é permitido crianças a partir de 1,07 m de altura. Para os pequenos, o Toy Story Splash Zone, um playground molhado, com vários brinquedos de borracha e um mini tobogã, é alegria certa. Já os maiores de 18 anos que desejam ter mais privacidade e tranquilidade, a opção é o Quiet Cove Pool, um espaço com piscina com borda infinita, bar e lounge reservado aos maiores de 18 anos. O cruzeiro ainda conta com um salão de beleza, um SPA com diversos ambientes e serviços e uma academia de ginástica com escotilhas com vista para o mar.
Sorria: o seu personagem está dando sopa
Difícil encontrar quem resista (entre crianças e adultos!) a chance de tirar aquela foto ao lado de seu personagem preferido. Quem já esteve em um dos parques temáticos da Disney sabe como esse momento é mágico, mas também concorrido. Muitas vezes, ele requer paciência em uma fila para conseguir o registro desejado. Pois bem, num cruzeiro como no Treasure, o Mickey, o Pateta, a Margarida, o Homem-Aranha, a Bela e Cia. ficam muito mais disponíveis. E, mais do que isso, a todo momento eles surgem por vários ambientes do navio e quase não há fila. O hóspede pode encontrá-los junto à área da chaminé, onde são feitas as fotos mais clássicas, no Grand Hall, junto a uma das piscinas, próximo aos restaurantes, entre outros. Quase impossível sair do navio sem ao menos uma selfie com um dos personagens.
Tintim explosivo
Se a proposta é aproveitar um dos ambientes temáticos tomando um drinque para lá de original, o Disney Treasure não deixa a desejar. Entre os diversos bares espalhados pelo navio, o Periscope Pub é imperdível. Inspirado no filme 20 mil Léguas Submarinas, o ambiente conta com um teto de vidro, por onde se contempla o “mundo aquático”. A sombra de peixes e tubarões “fictícios” circulam permanentemente por ali. Na hora de escolher o que beber, uma dica, que mistura sabor e diversão, é o saboroso drinque Outis Daiquiri, que se assemelha ao formato de uma água viva e, alguns minutos após ser posto no copo, “explode” em meio a uma fumaça. Mas não são só os adultos que se divertem entre comes e bebes. Com uma infinidade de sorvetes e doces, a sorveteria Jumbeaux’s Sweets, inspirada no filme de animação Zootopia, vale muito a visita. E a degustação, claro!
Caça ao Mickey
Para quem planeja embarcar em um navio da Disney, como o Treasure, e não quer chegar totalmente desavisado, vale conhecer algumas curiosidades daquele mundo mágico ao mar. Já é tradição quem faz um destes cruzeiros levar enfeites especiais, com ímã, para a experiência a bordo. Todas as portas das embarcações da Disney são magnéticas, já pensando nisso. Além de dar um clima especial ao ambiente, o espaço personalizado permite que se localize o quarto, nos grandes e compridos corredores, com mais facilidade. Como acontece nos parques, onde tudo é idealizado milimetricamente, os navios também têm os hidden Mickeys, que são formatos do célebre ratinho escondidos pelos complexos da Disney. No navio, os três círculos que formam o rosto e as orelhas do Mickey podem ser encontrados camuflados na estampa do carpete ou na parede de um bar. Ah, vale colocar na mala uma fantasia de pirata. Tradicionalmente, todos os navios da Disney têm uma festa com esta temática.
Pit stop no paraíso
Como se não bastasse a variedade de espaços temáticos, atividades interativas e ambientes convidativos, os viajantes do mais novo navio da frota da Disney têm a chance, durante a temporada ao mar, de desembarcarem em uma ilha privativa com o mar azul-turquesa. Com 4 000 metros quadrados e a cerca de 120 quilômetros de Nassau, capital das Bahamas, a Disney Castaway Cay é um verdadeiro paraíso. Com areias branquinhas e mar cristalino, a ilha só recebe hóspedes dos navios do conglomerado de entretenimento. Naquela faixa de terra banhada pelo mar, os visitantes contam com serviços de bar e restaurante, uma infinidade de guarda-sóis à disposição, aluguel de barcos e bicicletas, toboágua e trilhas para caminhar ou correr. Também há a possibilidade de alugar equipamento de mergulho para explorar a fauna marinha local. Sem falar, claro, na possibilidade de nadar em águas caribenhas ou apenas relaxar em uma das espreguiçadeiras.
Serviço
Nesta temporada inaugural, só há a opção de fazer os cruzeiros do Disney Treasure com duração de sete dias. O navio parte de Porto Canaveral, a cerca de 85 quilômetros de Orlando, e faz roteiros pelo Leste (St. Thomas, nas Ilhas Virgens Americanas, Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas, e Disney Castaway Cay) e Oeste do Caribe (Cozumel, no México, George Town, nas Ilhas Cayman, Falmouth, na Jamaica, e também a ilha privativa Disney Castaway Cay).A maior parte das atividades, com exceção de jantares em dois restaurantes apenas para adultos (Palo e Remy), os serviços do salão de beleza e os tratamentos de beleza e relaxamento no SPA do navio, faz parte do pacote. Todas as refeições, menos as bebidas alcóolicas, também estão inclusas. O cruzeiro do Treasure tem tarifas, por pessoa, a partir de US$ 4.466. Maiores informações no site.
Sofia Cerqueira viajou a convite da Disney Cruise Line
Fonte: viagemeturismo