Tendo que concorrer com as belas praias e ilhas do Mediterrâneo, o norte da Espanha não costuma ser a primeira opção para viajantes que vão ao país em busca de litoral. Mas é justamente lá que um dos principais trens de luxo do mundo oferece uma chance de mudar essa história: é o Transcantábrico, uma linha turística criada em 1983 que percorre os principais destinos da região ao longo de uma semana.
Com muitas cidades históricas e paisagens voltadas ao Atlântico Norte pelo caminho, a confortável viagem inclui sete pernoites a bordo do luxuoso “hotel sobre os trilhos”, conectando San Sebastián, no País Basco, a Santiago de Compostela – o famoso destino das peregrinações religiosas. Pelo caminho, cidades como Bilbao, Santander, Oviedo e Ferrol garantem a possibilidade de conhecer mais das belezas dessa parte da Espanha, com excursões fora do trem.
Atrações do Transcantábrico
Inspirado no lendário Expresso do Oriente, o Transcantábrico possui cabines com as comodidades de um hotel estrelado, além de café da manhã, almoço e jantar servidos em um carro-restaurante. Embora o trem remeta à estética do início do século 20, a viagem não fica órfã das tecnologias atuais: os quartos são equipados com TV, água corrente e o wi-fi está disponível em todo o trem.
Do lado de fora, as atrações não se limitam às paisagens. Além de uma rica gastronomia e das vinícolas famosas que podem ser exploradas nas cidades ao longo do trajeto (que incluem regiões bem conhecidas como o País Basco, a própria Cantábria, as Astúrias e a Galícia), as diferentes cidades pelas quais o trem para também têm seus diferenciais.
Seja na metrópole basca Bilbao, um polo cultural e industrial onde a viagem inclui uma visita ao Museu Guggenheim, ou na pequenina Santillana del Mar, um povoado medieval de menos de cinco mil habitantes conhecido como a “vila das três mentiras” – a velha piada local diz que não é santa, nem plana (llana) nem tem mar.
Ao todo, a semana de viagem inclui visitas a 19 destinos diferentes – para alguns, é preciso descer do trem e pegar um curto trajeto de ônibus (incluído no preço) até onde a ferrovia não chega.
Quanto custa – e quando – viajar no Transcantábrico
O Transcantábrico não circula nos meses do inverno europeu. Em 2025, as viagens estão marcadas para o período entre o início de março e 1º de novembro, com saídas semanais aos sábados. Os trajetos costumam ser alternados, então vale conferir antecipadamente no site se naquela semana a viagem parte de Santiago de Compostela ou de San Sebastián.
A viagem custa € 16 mil em um quarto individual e € 18,5 mil em quarto duplo – essa opção acaba saindo bem mais em conta, já que o valor cobrado é pela acomodação e não por pessoa.
O preço inclui as três refeições do dia, serviço de quarto e excursões fora do trem (inclusive o valor de ingresso para atrações), entre outras amenidades. O pagamento pode ser feito em duas parcelas: 15% no momento da reserva e o restante do valor sendo pago até 35 dias antes da partida. Veja outras informações no site oficial.
Fonte: viagemeturismo