Além das praias e da badalação da Passarela do Álcool, Porto Seguro também possui atrações históricas. Afinal, este é o principal destino na chamada Costa do Descobrimento, região onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez no Brasil.
Um dos monumentos que fazem referência à essa história é o Memorial da Epopeia do Descobrimento, inaugurado na Orla Norte de Porto de Seguro em 2003. Seu principal atrativo é uma réplica em tamanho real da nau de Pedro Álvares Cabral, uma embarcação de 35 metros de comprimento por 8 metros de largura.
Em espaço ao ar livre e à beira do mar, a grande nau exibe um mastro de 27 metros de altura e compartimentos e objetos que remetem ao século 16. No local também se destacam a escultura de bronze “Os Navegadores”, de Mário Cravo Júnior, e um painel de azulejos portugueses, que retratam a expansão ultramarina europeia.
O complexo cultural exibe um roteiro didático-pedagógico sobre a Era das Descobertas de forma geral, que se inicia com o nascimento do Infante D. Henrique, chamado de Príncipe do Atlântico, em 1394, e vai até a chegada dos portugueses no Brasil, em 1500.
Os visitantes são convidados a conhecer as precárias condições de viagem naquele período, as tecnologias utilizadas nas navegações, além das crenças e os temores que acompanhavam as viagens.
Também há também um espaço retratando os primeiros impactos da colonização portuguesa e a réplica de uma oca, a mais tradicional das construções de habitação indígena, onde estão exibidos objetos que abordam a cultura dos tupi-guarani e de outras etnias da região.
Serviço
O memorial está aberto de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, e aos domingos, das 8h30 às 12h. Os ingressos custam R$ 30 para o público geral e R$ 15 para pessoas acima de 60 anos. Crianças de até 12 anos e pessoas com deficiência não pagam.
O complexo está situado na Av. Beira Mar, nº 800, na Orla Norte de Porto Seguro. Confira outras informações no site oficial.
Fonte: viagemeturismo