O Rio Douro delineia a Cidade do Porto ao mesmo tempo que marca sua divisa com a charmosa Vila Nova de Gaia, que pode ser atravessada por meio da icônica Ponte D. Luís I.
Embora os vinhos sejam “do Porto”, as caves que produzem a bebida na verdade ficam em Gaia – do Cais da Ribeira, ainda em Porto, é possível ver os grandes letreiros de diferentes rótulos produzidos do outro lado do rio.
Lojas que vendem as garrafas, visitas guiadas às vinícolas e degustações são alguns dos passeios vínicos a fazer por ali. Há inclusive um parque temático do vinho na cidade, o World of Wine.
Além disso, ali estão hotéis de primeira categoria com vista para a cidade do Porto, além de restaurantes de alta gastronomia. Veja o que há de melhor para fazer em Vila Nova de Gaia:
Atrações e passeios
WOW – World of Wine
Localizado em um antigo armazém de vinhos do porto, o World of Wine se tornou um verdadeiro quarteirão cultural em Vila Nova de Gaia. O complexo reúne 7 museus, 12 bares e restaurantes, uma escola de vinho, uma fábrica de chocolates e charmosas lojas de marcas locais.
Entre os museus, o Museu do Vinho e o Museu da História do Porto são os que contam a história e importância do vinho do porto para a região de forma mais completa. Se houver mais tempo para a visita, vale a pena explorar também o Museu da Cortiça, o Museu do Vinho Rosé e o Museu do Chocolate.
A colunista Rachel Verano contou mais detalhes sobre a visita, que possui várias atividades interativas.
Ver essa foto no Instagram
Caves de vinho do Porto
As tradicionalíssimas caves e vinícolas de vinho do Porto são imperdíveis quando em Vila Nova de Gaia. Uma das mais clássicas é a Taylor’s, que existe desde 1692. A visita inclui um áudio-guia bem didático, explicando a história da produção de vinhos. Outras opções são a Graham’s, a Calém, a Sandeman e a Cockburn’s.
Durante a alta temporada (de junho a setembro), vale reservar o passeio com antecedência, já que as visitas costumam esgotar durante o verão europeu.
Teleférico
Ligando a parte superior da Ponte D. Luís ao Cais de Gaia, o teleférico oferece uma vista panorâmica do Porto, Vila Nova de Gaia, Rio Douro e arredores. O passeio é bastante curto, mas rende fotos bonitas. O teleférico também é uma forma de evitar as escadarias partindo do cais de Gaia até o alto da Ponte D. Luís I, que está a 45 metros de altura – até lá, seria preciso subir mais de 200 degraus de escadaria. O teleférico funciona todos os dias, das 10h às 20h. O bilhete apenas de ida custa € 7 e o de ida e volta, € 10.
Ver essa foto no Instagram
Mosteiro da Serra do Pilar
A saída do teleférico fica logo ao lado do Mosteiro da Serra do Pilar, construção de estilo renascentista que data do século XVI e reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1996. Localizado no topo da colina e de frente para a ponte, o mosteiro oferece uma das vistas mais impressionantes sobre o Rio Douro e a cidade do Porto. Infelizmente, não é possível visitar o seu interior: o local está fechado temporariamente.
Praias
Um pouco mais afastadas do circuito turístico e das caves de vinho, estão várias praias voltadas para o Oceano Atlântico. O mar é bastante agitado, mas a faixa de areia é bem ampla e extensa. Embora hajam pedras, a areia ainda predomina. Há algumas que valem a visita, entre elas a Praia de São Félix da Marinha, a Praia Miramar e a Praia da Madalena.
Outra praia que vale uma visita é a da freguesia de Gulpilhares, onde fica a famosa Capela do Senhor da Pedra, uma construção religiosa em estilo barroco erguida sobre um rochedo em cima do mar. Embora pequena – só podem entrar três pessoas por vez – a capelinha forma um cenário deslumbrante junto às rochas.
Passeio de bicicleta
Uma maneira diferente de conhecer Vila Nova de Gaia e arredores é pedalando – o passeio de bicicleta encurta o tempo entre o cais de Gaia e o oceano. O caminho de ciclovia segue por toda a margem do rio até chegar à praia da Foz do Douro, onde também há o Miradouro do Estuário do Douro, que entrega uma bela vista da paisagem entre rio e mar.
Hotéis
The Yeatman
O hotel cinco estrelas The Yeatman possui uma vista deslumbrante para a cidade do Porto e para o Rio Douro. Toda a proposta do hotel gira em torno do vinho – da decoração, passando pelo restaurante até as massagens do spa, realizadas com produtos da Caudalie, que utiliza uvas e vinhos como matéria prima.
O restaurante do hotel, o Gastronomic, ostenta nada menos que duas estrelas Michelin – o patamar mais alto entre os restaurantes em Portugal. O cardápio é de responsabilidade do chef Ricardo Costa. O restaurante também está aberto para não-hóspedes e funciona de terça-feira a sábado em três horários de serviço: 18h30, 19h30 e 20h30.
A colunista Rachel Verano se hospedou por lá e contou como foi a sua experiência em 2022 – veja aqui.
Ver essa foto no Instagram
The Rebello
Bem no burburinho do Cais de Gaia, o The Rebello oferece experiência exclusiva à beira-rio, com vista incrível para o Porto. A Rachel Verano também se hospedou no lugar e narrou a hospedagem – com direito à bicicleta elétrica, lounge, spa e restaurante de primeira. Confira como foi.
Ver essa foto no Instagram
Restaurantes
Mira Mira
Rua do Choupelo, 132.
De quinta a segunda-feira, das 19h às 21h.
O segundo restaurante de Ricardo Costa (o primeiro deles fica dentro do The Yeatman), o Mira Mira tem uma vibe mais despretensiosa, que se propõe como leve e divertida, mas ainda assim digna de um jantar de fine dining. Há cuidado também na seleção da carta de vinhos, que é composta apenas por produtores nacionais. São duas opções: menu degustação ou à la carte. Também há alternativa vegetariana.
Ver essa foto no Instagram
Vinha
Rua Fonte da Vinha, 383.
De terça-feira a sábado, das 19h às 22h30.
O chef por trás do Vinha, que fica dentro do boutique hotel de mesmo nome, possui no currículo duas estrelas Michelin. Henrique Sá Pessoa – conhecido pelo restaurante Alma, em Lisboa – traz cozinha criativa em um ambiente intimista, com proposta à la carte e de menu degustação.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: viagemeturismo