Com mais de vinte anos de existência, o Juma Amazon Lodge é uma das opções de hospedagem em plena Floresta Amazônica. A construção em Autazes, à beira do Rio Juma, foi toda projetada para respeitar o ambiente e utiliza os materiais disponíveis na floresta, coletados através das mesmas técnicas utilizadas pelos ribeirinhos que vivem na região.
Como é a experiência no Juma Amazon Lodge?
A estrutura do hotel é toda construída sobre palafitas, com pilares ou troncos de sustentação que garantem a distância do rio. O lodge conta com 20 bangalôs com ventilação artificial e mosquiteiras – recursos importantes no clima amazonense. As acomodações são conectadas através de uma passarela, ao mesmo tempo que garantem a tranquilidade e a privacidade dos visitantes.
Há nove bangalôs com vista para o Rio Juma, seis voltados para a floresta, três em tamanho familiar, um panorâmico e outro “presidencial”, mais luxuoso, aberto em 2023. Os valores variam conforme a época: reserve aqui.
Ver essa foto no Instagram
A hospedagem ainda conta com uma piscina que utiliza a água do próprio rio, um redário, uma torre de observação de 30 metros de altura e a Tapiri, um tipo de choupana que fica a cerca de 10 minutos de caminhada do hotel.
No restaurante, o café da manhã e o almoço são servidos em buffet. Já o jantar é a la carte, com opções de pratos regionais e internacionais.
Uma limitação esperada para a região é a dificuldade de comunicação e acesso à internet na região. De fato, o sinal de internet móvel é quase inexistente, mas o hotel oferece uma salinha com Wi-fi.
O destaque são mesmo as atividades organizadas pelo Juma Amazon Lodge. As navegações de canoa a remo figuram entre as atividades mais procuradas. Nelas é possível chegar pertinho dos incríveis igapós (florestas inundadas). Outro destaque é o roteiro de barco realizado durante a noite. A experiência é ideal para contemplar o céu estrelado, ouvir os sons da floresta e observar animais como sapos, jacarés e aves.
Os guias especializados também promovem alguns tipos de caminhadas pela região. Nelas, os participantes aprendem mais sobre sobrevivência na mata, vida selvagem amazônica e plantas comestíveis e medicinais. Há também um trajeto mais longo que inclui almoço (churrasco assado na brasa) em meio à floresta.
Outro diferencial do Juma Amazon Lodge é a parceria com a empresa Amazon Tree Climbing, especializada em escaladas recreativas. A companhia utiliza um sistema de cordas e polias para que pessoas a partir de três anos de idade consigam escalar até o topo das árvores, contemplando as belezas da floresta a partir de uma perspectiva diferenciada.
Todos passeios dependem de condições climáticas adequadas. Na época de cheias, entre março e agosto, a água do rio tende a subir vários metros, destacando os igapós.
Ver essa foto no Instagram
Como chegar ao Juma Amazon Lodge?
O transporte oferecido pelo Juma Amazon Lodge é dividido em três etapas e acaba sendo um passeio. A primeira consiste em um trajeto de 45 minutos em barco rápido do Porto do Ceasa, em Manaus, até a Vila do Careiro, passando pelo Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões. Na Vila do Careiro, os viajantes embarcam em micro-ônibus e rodam por cerca de uma hora pela BR-319 até o Rio Maçarico. Por fim, leva-se mais uma hora em barco rápido pelo Rio Maçarico até o Juma Amazon Lodge, passando por alguns igarapés.
Também existe a possibilidade, se o bolso permitir, de pegar um hidroavião direto do Aeroporto de Manaus. O avião pousa no próprio Rio Juma, em frente ao hotel, e de quebra você contempla a floresta do alto.
Ver essa foto no Instagram
Bônus: O Juma Amazon Lodge possui um hotel-irmão em Manaus, o Juma Ópera. Veja como é se hospedar no hotel, que fica bem em frente ao Teatro Amazonas.
Fonte: viagemeturismo