Para onde quer que você olhe no mercado Khan el-Khalili, no Cairo, verá exuberantes produtos coloridos esperando para serem comprados. As ruelas do grande bazar são apinhadas de lanternas, joias, roupas, tapetes, lembrancinhas, perfumes, artesanatos mil e claro, pessoas.
Apesar da muvuca e dos vendedores insistentes poderem tornar a atmosfera caótica — qualquer semelhança com a Rua 25 de Março é mera coincidência —, o Khan el-Khalili é um microcosmo do cotidiano egípcio. Ali, é o lugar perfeito para comprar produtos tradicionais, como as chilabas (típicas túnicas bordadas), as shishas (conhecidos por aqui como narguilés) e os papiros (folhas usadas para escrita no Egito Antigo).
Pessoas fazendo performances de dança e canto e vendedores com carrinhos de comida também disputam as ruas. Depois de experimentar sanduíches com peru defumado, amendoins torrados e os feijões de lupini, você pode tomar uma bebida em um dos cafés mais antigos do Cairo, o El-Fishawi (na Rua Haret Khan Al Khalili, ao lado do mercado), está aberto há mais de 200 anos.
O mercado fica no Cairo Velho, ao sul da capital. As primeiras tendas começaram a se juntar ali no século 14 e formaram um reduto de trocas comerciais que se expandiu até formar o atual Khan el-Khalili.
Sua arquitetura labiríntica conserva a essência dessa época e parece abrir um portal no tempo. A histórica Rua El-Moez, ao lado do mercado, tem incríveis construções medievais e mesquitas que remontam a grandiosidade da cultura islâmica.
Role o carrossel para ver algumas das lojas:
Ver essa foto no Instagram
Serviço
O mercado está a 20 minutos de caminhada da estação de metrô Ataba (conexão entre as linhas 2 e 3). Quando chegar lá, não se esqueça de praticar suas habilidades de barganha!
Fonte: viagemeturismo