Conhecer as paisagens impressionantes do interior do México em um trajeto que não tem estradas por perto é a proposta do Chepe Express, um trem turístico entre os estados de Sinaloa e Chihuahua. Saindo de uma cidade quase ao nível do mar, ele sobe as serras das chamadas Barrancas del Cobre até atingir altitudes em torno dos 2,4 mil metros.
O trem é parte do Ferrocarril Chihuahua-Pacífico, e ganhou o apelido de Chepe pelo código CHP que tradicionalmente identificava a linha. Usado como uma ferrovia para transporte de cargas e passageiros desde os anos 1960, o trajeto completo tem quase 700 quilômetros e leva cerca de 16 horas para ser percorrido. Mas o Chape Express, voltado ao turismo, pega apenas os destinos mais deslumbrantes – nessa opção, o trajeto tem metade da distância.
Atrações da viagem
O grande destaque da jornada no Chepe Express é o relevo. Cruzando dezenas de pontes e túneis, o viajante tem uma vista privilegiada dos cânions e montanhas que marcam essa parte do México, uma região repleta de “pueblos mágicos” – nome dado oficialmente aos povoados do interior onde são preservados elementos arquitetônicos, naturais e culturais tipicamente mexicanos.
A bordo, existe a possibilidade de fazer upgrade para a primeira classe, que dá acesso exclusivo a um vagão-bar com terraço para apreciar a vista com ainda mais conforto. Quem viaja em primeira classe também tem preferência na hora de reservar uma refeição no Urike, o vagão-restaurante com janelões panorâmicos.
Ao todo, a viagem no Chepe Express percorre mais de 350 km e leva cerca de nove horas, conectando Los Mochis, em Sinaloa, a Creel, um povoado na Serra de Tarahumara, em Chihuahua.
O trajeto turístico inclui outras três paradas entre os dois estados, e é possível escolher descer em alguma delas: El Fuerte, ainda em Sinaloa, ou em Bahuichivo e Divisadero, já em Chihuahua.
Atenção: durante dois meses do verão mexicano, o trem não chega a Sinaloa, circulando apenas em Chihuahua. Nessa época, o trajeto passa a incluir a capital homônima.
Quanto custa viajar no Chepe Express
O preço depende da extensão da viagem e do tipo de vagão escolhido. No trajeto completo, entre Creel e Los Mochis, os valores vão de 2.598 pesos mexicanos (cerca de R$ 730) na classe turista, a mais barata, e chegam a 4.820 pesos mexicanos (cerca de R$ 1.355) na primeira classe. Os valores diminuem quanto mais próximas forem as estações escolhidas.
Bilhetes podem ser adquiridos pelo site.
A disponibilidade de horários também varia conforme a época do ano. Na “temporada regular”, entre janeiro e julho e de outubro a dezembro, os trens partem de Creel às 8h às terças, sextas e domingos. Já o trajeto saindo de Los Mochis acontece às 7h, sempre às segundas, quintas e sábados.
Já na temporada de verão, entre agosto e setembro, o trem só circula entre Chihuahua e Creel. As partidas de Chihuahua ocorrem às 7h às quintas e sábados, enquanto as saídas de Creel são às 14h às sextas e domingos.
Não confunda com o trem de linha!
Na hora de organizar a viagem, vale diferenciar o Chepe Express da versão regular do trem que percorre a mesma ferrovia e serve os moradores da região. Embora seja mais barato, é uma viagem bem menos confortável e muito mais lenta, com viagens de duração incerta: há 15 estações regulares e mais de 50 outras paradas pelo caminho que não são obrigatórias, mas podem ser solicitadas pelos passageiros a bordo.
Fonte: viagemeturismo