A bonita e tranquila Praia de Grumari fica no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com ondas que fazem sucesso entre os surfistas e montanhas cobertas de Mata Atlântica, o destino é exemplo quanto o assunto é preservação ambiental. Em 2024, seu compromisso com a sustentabilidade lhe rendeu um certificado internacional.
Mar de um lado, mata do outro
De um lado, há o mar verde-esmeralda, com ondas que podem chegar aos dois metros e meio de altura nos seus melhores dias. Do outro, o protagonismo é da vegetação remanescente, que faz parte da área de reserva dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, considerada a maior floresta urbana do mundo. Localizada a cerca de 50 km do centro da capital carioca, a Praia de Grumari é um verdadeiro paraíso natural.
A orla, que se estende por mais de 2,5 km, possui pouquíssimas construções. Na longa faixa de areia, ótima para fazer caminhadas, há pouca estrutura, o que faz com que a região continue sendo tranquila e pouco poluída. Mas não se preocupe: há alguns quiosques que vendem comidas e bebidas e alugam guarda-sóis e cadeiras.
Caso sobre tempo da visita, uma possibilidade é estender o passeio para as vizinhas Praia do Abricó e Prainha.
Como chegar em Grumari
Um ponto de atenção para os viajantes é que a única maneira de acessar esse pedaço de paraíso é pela Avenida Estado da Guanabara, sendo que não há rotas de transporte público por perto. O trajeto deve ser obrigatoriamente realizado de carro, táxi ou bicicleta.
Grumari é menos movimentada nos meses de outono e primavera, mas a praia não escapa do movimento de locais e visitantes durante os finais de semana de verão.
Isso fez com que a Prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da CET-Rio, da Guarda Municipal e da Subprefeitura da Barra – passasse a regular o acesso à praia aos sábados, domingos e feriados da alta temporada. A lotação máxima é definida de acordo com a disponibilidade de estacionamento, que possui 800 vagas.
Além disso, por estar situada em uma zona de preservação ambiental, a praia só pode ser acessada das 7h às 19h.
Selo de sustentabilidade
Em outubro de 2024, Grumari se juntou ao time de praias cariocas e fluminenses com o selo de sustentabilidade Bandeira Azul. O certificado é concedido às praias, marinas e embarcações turísticas aprovadas em rigorosos critérios, que contemplam a qualidade da água, a gestão ambiental e a infraestrutura turística.
Instituído em 1987, esse prêmio internacional incentiva práticas proativas de gerenciamento costeiro e reconhece ações de educação ambiental, segurança e responsabilidade social. Na temporada 2024/2025, a costa brasileira possui ainda outros 48 locais contemplados na premiação. Ao todo, são 38 praias e 11 marinas.
Leia tudo sobre Rio de Janeiro
Fonte: viagemeturismo