Em 24 de julho, foi lançado o Voa Brasil, programa do governo federal que disponibiliza passagens aéreas para voos nacionais diretos por até R$ 200. Nesta primeira fase, a iniciativa contempla apenas aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses.
Cada aposentado pode adquirir duas passagens por ano por até R$ 200 o trecho mais a taxa de embarque (não inclusa no benefício). Não há limitação de renda: mesmo quem recebe o teto do INSS pode usufruir do desconto.
Os bilhetes dão direito a uma bagagem de mão de até 10 kg e uma bolsa ou mochila pequena. Caso seja necessário remarcar a data da passagem ou cancelar a viagem, é preciso consultar a companhia aérea e poderá haver cobrança de taxa adicional.
Azul, Latam e Gol participam do Voa Brasil. Confira abaixo o passo a passo para comprar as passagens aéreas do programa:
Passo a passo
1. Para iniciar a compra da passagem, é preciso acessar o site do Voa Brasil com login e senha do sistema gov.br – a plataforma automaticamente verifica os dados da pessoa para conferir se ela está apta ao benefício. A conta no sistema do governo precisa ter segurança prata ou ouro para prosseguir. Se o perfil estiver na categoria bronze, o nível precisará ser elevado. Confira aqui como aumentar o nível da sua conta gov.br.
2. Na tela seguinte, escolha os aeroportos de partida e destino, as datas e se deseja uma passagem “ida e volta” ou “só ida”. Depois de clicar em “buscar”, todos os voos disponíveis aparecem.
3. Selecione o voo desejado e clique em “avançar”. O sistema informa que o aposentado tem uma hora para concluir a reserva. Basta revisar as informações da passagem e adicionar data de nascimento, e-mail e endereço antes de finalizar. Não é possível transferir a passagem para outra pessoa, por isso o campo com o nome do beneficiário não pode ser editado.
4. Para efetuar o pagamento, o portal do Voa Brasil direciona o usuário para o site da companhia aérea que irá operar o voo.
5. Depois do pagamento, o status da viagem pode ser acompanhado no site da companhia aérea com o código localizador que estará disponível na aba “minhas viagens” da plataforma do governo.
Fonte: viagemeturismo