Situada no município de Ipojuca, a apenas quatro quilômetros de Porto de Galinhas, a Praia de Maracaípe sempre foi querida entre os surfistas: com ondas de até dois metros de altura, ela integra os circuitos nacionais e internacionais de surfe. Mas não é preciso ser profissional para se divertir por lá. Escolas como a Ivan Silva Surf School e a Escola de Surf Atahalley ensinam a pegar ondas, seja qual for sua idade ou objetivo.
Além disso, nos últimos anos Maracaípe vem crescendo em popularidade com novos públicos. Com clima descontraído, é um belo cenário para fazer passeios de buggy, visitar manguezais e praticar outros esportes aquáticos.
Se você busca águas rasas, calmas e cristalinas, basta se dirigir à porção sul. Após cerca de 20 minutos de caminhada pela faixa de areia ou pela rua principal, chega-se ao Pontal do Maracaípe.
Conhecido como o ponto onde o rio encontra o mar, esse trecho é palco para o melhor pôr-do-sol da região. Melhor ainda se for em cima de um stand up paddle: dá para ir remando até as piscinas naturais e relaxar até o fim da tarde, que também são acessíveis por passeios de jangada.
Um dos destaques é o Projeto Hippocampus, cujos passeios de cerca de 30 minutos permitem conhecer mais sobre os cavalos-marinhos e os manguezais da região.
De ponta a ponta
Para conhecer Maracaípe em sua totalidade, não há nada melhor do que um passeio de buggy. Na maioria das vezes, o itinerário vai de Muro Alto, que fica 13 km ao norte, até o Pontal de Maracaípe, passando por todas as praias da região, incluindo Cupe e Porto de Galinhas. Uma das principais atrações do trajeto é a passagem pelo Coqueiral de Maracaípe. A duração do passeio pode ser de quatro, seis ou oito horas e há diversas agências de turismo que vendem a atividade.
Quando ir
Embora seja possível curtir a Praia de Maracaípe durante o ano inteiro, a recomendação é visitá-la entre os meses de setembro e março, quando o tempo é firme. Nesse período, os dias costumam ser ensolarados, e a probabilidade de chuva é bem baixa.
Como chegar
Para quem parte de Recife, é possível acessar Maracaípe de carro, em um trajeto que costuma se estender por no máximo uma hora e meia. Outra alternativa é ir de ônibus até Porto de Galinhas. Nesse caso, há duas opções de linhas: a n° 191 e a n° 195, que faz a mesma rota, porém com ar condicionado.
Partindo do centrinho de Porto de Galinhas, são cerca de 34 minutos de caminhada, que pode ser feita pela faixa de areia ou pela rua principal. Também existem algumas vans que fazem esse trajeto por apenas R$ 5. As viagens são rápidas e geralmente não passam de dez minutos.
Vale destacar que há diversas pousadas charmosas para escolher nos arredores do Pontal de Maracaípe. Com quinze categorias de acomodações, os coloridos Xalés de Maracaípe são uma boa pedida para aproveitar com a família. Duas piscinas, café da manhã incluso e parquinho infantil são alguns dos diferenciais.
Fonte: viagemeturismo