Sophia @princesinhamt
Turismo

Descubra as Incríveis Rotas do Rocky Mountaineer nas Montanhas Rochosas

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Não se confunda quando ouvir o nome do Rocky Mountaineer, o trem de luxo que percorre destinos cênicos ao longo das Montanhas Rochosas, as “Rockies”, no Canadá e nos Estados Unidos: apesar de operar sob um mesmo nome guarda-chuva, a empresa tem linhas tão variadas quanto os locais por onde a cordilheira se ergue.

Por isso, ao planejar uma viagem nessa ferrovia que leva a algumas das paisagens mais deslumbrantes da América do Norte, vale definir bem qual é o seu objetivo. São quatro opções de passeio, três deles em solo canadense e outro no país vizinho, entre os estados de Utah e Colorado.

Quais são os passeios disponíveis

A Rocky Mountaineer percorre as ferrovias pelas Montanhas Rochosas desde 1990 e já ofereceu uma série de roteiros ao longo dos tempos, alguns deles descontinuados. Atualmente, as quatro linhas em operação são as seguintes:

First Passage to the West (Canadá): conectando Vancouver a Banff, um dos destinos de montanha mais procurados do Canadá pelas famosas águas termais, essa viagem inclui vistas de cânions e um pernoite na cidade de Kamloops. Também há a opção de descer em Lake Louise, um vilarejo vizinho ao lago homônimo, que está entre as paisagens mais fotografadas do Parque Nacional Banff.

Rainfortest to Gold Rush (Canadá): esse roteiro também parte de Vancouver, mas tem foco em percorrer destinos que ganharam fama na corrida do ouro. Passando por montanhas, lagos e cânions de aparência impenetrável, o trajeto vai até Jasper, principal cidade ligada ao parque nacional homônimo, conhecido por seus glaciares.

rocky-mountaineer-area-externa
Versão mais luxuosa do passeio inclui acesso a decks abertos de observação (Rocky Mountaineer/Divulgação)

Journey Through the Clouds (Canadá): assim como na opção anterior, a viagem conecta Vancouver a Jasper, mas por uma rota mais ao sul. Dá para considerar uma mescla dos dois roteiros anteriores, já que os terminais são os mesmos do Rainforest to Gold Rush, mas o “meio do caminho” inclui Kamloops, uma das paradas do First Passage to the West.

Rockies to the Red Rocks (Estados Unidos): no solitário trajeto ao sul da fronteira, os trens vão de Moab, em Utah, a Denver, no Colorado. Cânions e desertos bem mais arenosos do que aqueles vistos no Canadá são os diferenciais dessa viagem, que também tem a opção de embarque em Salt Lake City.

Todos os trajetos podem ser customizados com paradas adicionais e roteiros fora do trem, que incluem hotel, transfer de ônibus para destinos aos quais os trilhos não chegam e outras comodidades. Dependendo da região escolhida, há pacotes de um único pernoite e outros que se estendem por até seis noites (em hotéis, não no trem). Para os passeios no Canadá, também é possível combinar mais de uma rota ao longo de duas semanas.

Além disso, é possível adquirir as rotas nos dois sentidos (por exemplo, sair de Jasper e ir para Vancouver ou vice-versa), de acordo com a disponibilidade de datas.

Como são os trens (e quanto custa viajar)

Há duas modalidades principais nos trens do Rocky Mountaineer: o SilverLeaf, com assentos reclináveis, janelões panorâmicos e refeições incluídas, e o GoldLeaf, espécie de “primeira classe” do trem que já é luxuoso mesmo para quem viaja de Silver. Nesse serviço especial, o destaque são vagões de dois andares com teto envidraçado, que permitem uma visão total da paisagem, uma vantagem a mais para observar as montanhas.

rocky-mountaineer-goldleaf
Viagem na modalidade GoldLeaf garante visão ilimitada da paisagem (Rocky Mountaineer/Divulgação)

O GoldLeaf só está disponível nas rotas canadenses devido a questões técnicas envolvendo o tamanho e o peso dos trens. Passageiros dessa categoria também têm acesso a um exclusivo vagão-restaurante e a assentos giratórios, que permitem reunir grupos de até quatro pessoas de frente umas para as outras, além de uma plataforma aberta de observação.

Os preços variam muito conforme a duração do pacote e o serviço escolhido. Um pacote básico com um único pernoite no First Passage to the West, por exemplo, parte de 2.245 dólares canadenses (cerca de R$ 9.600) por pessoa. Mas a mesma rota, em um roteiro com seis pernoites, pode sair por 7.743 dólares canadenses (cerca de R$ 33 mil).

Vale conferir as alternativas no site e montar o roteiro mais condizente com seus interesses e orçamento. Confira as opções de pacotes previstas para 2025 e 2026 nesta página.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.