Após uma significativa restauração, a Casa de Cultura Constantino Cokotós, na Ilha Grande, reabriu as portas em 20 de dezembro de 2023, mantendo seu charme histórico e com instalações modernizadas.
Situada na Vila do Abraão, o coração da ilha, o casarão laranja com grandes portas e janelas verdes de arquitetura neoclássica, erguido em 1886, passa a funcionar como um centro cultural. Com pé direito de seis metros de altura e um galpão de 194 metros quadrados, o lugar vai abrigar manifestações artísticas e oficinas de formação na maior e principal ilha de Angra dos Reis.
+ Ilha Grande: casas na Vila do Abraão para alugar no Airbnb
A chamada Casa de cultura Constantino Cokotós é uma homenagem ao marinheiro, sanfoneiro e agitador cultural Constantino Cokotós, uma referência na comunidade. Por meio de suas grandes paixões – a embarcação Tenente Loretti, que fazia o transporte dos detentos do antigo presídio da Ilha, e a música de sua banda “Prata da Casa” –, Constantino deixou sua marca na cultura da região. Com o seu falecimento em 2013, o espaço foi rebatizado para preservar também a sua memória.
Angra e Paraty
A revitalização esteve sob o comando da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Angra, que em março de 2023 restaurou e reabriu também a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, em Angra dos Reis, o mais antigo equipamento cultural do interior do Rio, erguido em 1824 na Rua do Comércio e que atualmente abriga a exposição fotográfica “Olhares”.
A exemplo da já consagrada Casa de Cultura de Paraty, a primeira a ser restaurada, nos anos 2000, mantendo uma programação diversificada e consistente, a região da Costa Verde conta agora com três casas de cultura que valem a visita: Paraty, Angra, e Ilha Grande. Todas têm entrada gratuita.
Ver essa foto no Instagram
+ Veja um guia sobre Angra dos Reis
+ Ilha Grande: casas na Vila do Abraão para alugar no Airbnb
+ Ilhas para alugar em Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba pelo Airbnb
+ Paraty: casas paradisíacas para alugar no Airbnb
Fonte: viagemeturismo