Um estudo realizado pela Forbes Advisor listou as cidades mais e menos seguras para turistas em 2024. A pesquisa avaliou 60 destinos com base nos critérios de segurança em viagens, criminalidade, risco de desastres naturais, serviços de saúde, qualidade da infraestrutura, segurança digital e segurança pessoal.
Os destinos receberam uma pontuação de 0 a 100, sendo que quanto menor o valor maior, maior o nível de segurança. Quem se destacou com a pontuação mais próxima de zero foi Singapura, no Sudeste Asiático.
A cidade classificada como a mais segura da lista tem o menor risco de desastres naturais e é a segunda com menores riscos de saúde, melhores infraestrutura e segurança digital (item que engloba violações de privacidade e vulnerabilidade a ataques virtuais). As baixas ocorrências de crimes violentos também foram levadas em conta.
O ranking foi organizado da cidade menos para a mais segura. Caracas, na Venezuela, está em primeiro lugar com 100 pontos, ou seja, é o mais inseguro para viajantes. O destino foi considerado o mais perigoso por suas altas taxas de criminalidade, altos riscos sanitários e baixo nível dos serviços de saúde.
Outras seis cidades da América Latina fazem parte do levantamento e figuraram entre as mais inseguras: Bogotá, na Colômbia (7º lugar); Cidade do México, no México (9º lugar); Quito, no Equador (10º lugar); Rio de Janeiro, no Brasil (15º lugar); Santiago, no Chile (22º lugar) e Buenos Aires, na Argentina (24º lugar).
Confira abaixo o top 5 das cidades mais e menos seguras de acordo com a Forbes Advisor:
As cidades mais seguras para turistas
1º. Singapura
As cidades menos seguras para turistas
1º. Caracas, Venezuela
2º. Karachi, Paquistão
3º. Yangon, Mianmar
4º. Lagos, Nigéria
5º. Manila, Filipinas
Fonte: viagemeturismo