Sophia @princesinhamt
Turismo

Descubra as 9 melhores praias de Búzios na Região dos Lagos: um guia imperdível!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, encontra-se um dos mais encantadores destinos cariocas: Búzios. Hoje badalada, a antiga vila de pescadores se destaca por reunir um vasto legado histórico e cultural em uma faixa costeira toda recortada, repleta de de personalidade própria. Veja, a seguir, algumas das melhores praias da região – seja para curtir com a família ou surfar as melhores ondas:

1. Praia da Tartaruga

Ponto excelente para com crianças, a Praia da Tartaruga é famosa pelo seu mar calmo e cristalino. Suas águas mornas a tornam ideal para banho e mergulho, com direito à observação dos peixes e corais. Os passeios de escuna também figuram entre os atrativos.

O local conta com infraestrutura de apoio e diversas opções de quiosques e restaurantes. Seu acesso é feito a partir de uma estrada com cerca de 1,5 km, que parte da Avenida José Bento Ribeiro. Para os mais aventureiros, vale fazer esse percurso a bordo de um barco-táxi.

praia-da-tartaruga-buzios
Vista aérea da Praia da Tartaruga (Gledson Agra de Carvalho/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

+ Veja um guia completo de Búzios

2. Azeda e Azedinha

Consideradas duas das praias mais bonitas do paí, a Azeda e a Azedinha ficam próximas ao centro de Búzios e são as favoritas entre os turistas. Por esse motivo, elas costumam estar sempre cheias. Situadas em uma área de ambiental, a dupla é rodeada por formações rochosas e oferece piscinas naturais com águas mornas e transparentes.

O principal diferencial entre as duas é o tamanho. Enquanto a Azeda conta com 200 metros de comprimento, a Azedinha tem apenas 50 metros de areia. Ambas são ótimas para famílias com crianças.

É possível acessá-las a pé, partindo de uma escadaria de madeira perto da Praia dos Ossos, ou por meio de táxis marítimos. Uma dica é ir perto do final de tarde e assistir ao mais belo pôr-do-sol da cidade.

azedinha-buzios
Praia da Azedinha (Halley Pacheco de Oliveira/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

3. Praia da Foca

Situada entre duas formações rochosas, na região conhecida como Saco do Forno, a Praia da Foca é uma das mais tranquilas de Búzios. A paisagem varia muito dependendo da maré: a pequena enseada pode estar com águas mansas, que formam uma relaxante piscina natural, ou agitadas, o que exige mais cautela durante o mergulho.

Com faixa de areia estreita e algumas pedras, ela é menos frequentada por estar distante do burburinho: para acessá-la, é preciso fazer uma pequena trilha que parte da Rua Vinte e Um. Uma dica é levar alguns lanchinhos, pois não há muitas opções de alimentação.

Praia da Foca, Búzios, Rio de Janeiro
Praia da Foca (Rodrigo Soldon/Flickr)

+ Confira uma lista de restaurantes imperdíveis em Búzios

4. Praia Brava

Não é à toa que a Praia Brava recebe esse nome. A força das ondas é o grande diferencial do local, que atrai surfistas ao longo do ano todo. A sua infraestrutura de barracas é outro destaque.

A praia é dividida em dois lados por uma formação rochosa. A parte esquerda é boa para surfar. Já o lado direito é recomendado para quem procura um pouco mais de sossego. Uma curiosidade é que a sua areia possui uma tonalidade rosada, que se justifica pela presença do granada.

Para chegar à Brava, é preciso percorrer uma trilha, que também dá acesso a outra praia famosa: a -de-Boi.

praia-brava-buzios
Praia Brava (Mabscoito/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

5. Praia Olho-de-Boi

Após 20 minutos de caminhada em um trilha íngreme e pouco sinalizada que parte da Praia Brava, é possível encontrar uma das poucas praias de nudismo do Rio de Janeiro.

Frequentado por naturistas, a pequena Praia Olho-de-Boi é protegida do mar aberto por uma estreita garganta formada por elevados rochedos. A faixa de areia é repleta de conchas e búzios e as águas, calmas e transparentes – perfeitas para contemplar os peixinhos.

Aqui, também vale levar lanches na mochila, pois a praia não possui infraestrutura.

Praia Olho de Boi, Búzios, Rio de Janeiro
Praia Olho de Boi (Rodrigo Soldon/Flickr)

+ Casas com vistas incríveis em Búzios para alugar no Airbnb

6. Praia do Forno (Forninho)

Para quem procura um lugar para mergulhar, a Praia do Forno é certamente a melhor opção. Pequena e cercada por rochedos, a praia tem águas cristalinas e frias, além de piscinas naturais próximas às rochas.

Contrastando com a temperatura do mar, a areia costuma esquentar com facilidade, devido à alta concentração de ferro. Inclusive, essa é a razão pela qual é chamada de Forno ou Forninho.

A praia também é indicada para prática de esportes náuticos, como caiaque e stand up paddle, e possui barracas vendendo lanches e bebidas.

praia-do-forno-buzios
Praia do Forno (Giovanna Santos Campos/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

7. Praia de João Fernandes

Com mar calmo e cristalino, a Praia de João Fernandes se destaca por seu mirante e piscinas naturais. Rodeada por hotéis, bares e restaurantes, ela é uma das favoritas entre os visitantes e, por consequência, uma das mais lotadas da cidade.

Na faixa de areia, é possível alugar equipamentos de mergulho, snorkel e stand up paddle. A tranquilidade de suas águas faz com que a praia seja o destino ideal para crianças.

Para quem prefere relaxar em um lugar mais reservado e igualmente encantador, vale ir até a Praia de João Fernandinho, que pode ser acessada a partir de uma descida íngreme situada no alto do morro direito da praia principal.

praia-joao-fernandes-buzios
Praia de João Fernandes (Halley Pacheco de Oliveira/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

+ Rua das Pedras: veja o que fazer no pedaço mais badalado de Búzios

8. Praia de Geribá

Considerada uma das praias mais badalados de Búzios, Geribá é muito procurada por jovens e surfistas, que costumam se instalar nas barracas centrais. Uma dica para quem quer escapar do movimento é estender a canga próximo aos cantos da praia, que costumam ser mais tranquilos.

Na ponta direita, há uma trilha de rochas com uma bela vista. Já o canto esquerdo é ideal para famílias com crianças e conta com um acesso à Praia da Ferradurinha.

praia-de-geriba-buzios
Praia de Geribá (Turismo Búzios/Divulgação)

9. Praia da Ferradura

Se você busca um destino para curtir com as crianças, a Ferradura pode ser a escolha ideal. Embora não esteja entre as mais belas da cidade, o local se destaca pelas águas calmas, rasas e cristalinas. Além disso, seu relevo, que lembra uma ferradura, protege a região dos ventos e correntes marítimas.

A praia também é boa pedida para mergulho e prática de esportes náuticos, como caiaque, pedalinho e wake board. A presença de diversas opções de alimentação é outro ponto positivo, assim como a possibilidade de ir de carro até bem perto da praia.

Para quem tem interesse em algo ainda mais reservado, há a intimista Ferradurinha. Com lugares para alugar equipamento de mergulho e stand up paddle, esse cartão-postal de Búzios é um pouco menor e pode ser acessado a pé ou de barco.

praiaferradura-buzios
Ferradura (Msadp77/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

+ A Civitatis tem passeio de escuna por Búzios

Outras opções de praias

Há outras opções de praias um pouco mais distantes do centro de Búzios: em geral, elas são mais tranquilas, mas tem possuem mar mais agitado.

Praia de Tucuns tem faixa de areia larga e fofa, com 2,5km de extensão, e o pode apresentar água revolta. Já a Praia de José Gonçalves fica em uma reserva ambiental e costuma ser frequentada por surfistas, por conta de suas fortes ondas.

Para quem busca um espaço ainda mais reservado, a pequena Praia das Caravelas é uma opção: fica em uma área de preservação ambiental e é praticamente uma praia particular dos condomínios ali instalados.

Leia tudo sobre Búzios

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.