Que tal passar o dia em uma praia deserta na divisa entre dois estados? Ou algo mais agitado, com direito a caminhada no calçadão, pôr-do-sol e uma caipirinha gelada na mão? Com cerca de 400 quilômetros de costa, as praias do Espírito Santo podem não ser tão cantadas como as de outros litorais, mas têm seu charme. Confira algumas:
Praia da Costa
Se você quer curtir a praia, sem sair de perto do agito de uma cidade maior, uma boa pedida é conhecer a Praia da Costa. Situada no município de Vila Velha, ela é uma das praias mais urbanizadas do Espírito Santo. Ao todo, são cerca de 2,6 quilômetros de areia dourada, cercada por águas cristalinas e um amplo espaço para a prática esportiva.
Ver essa foto no Instagram
Vôlei, futebol de areia, corridas e caminhadas são algumas das modalidades que podem ser praticadas no local, rodeado por um calçadão repleto de bares, lojas e restaurantes. Aos finais de semana, a dica é visitar a tradicional feirinha e estender o passeio até o pôr-do-sol, que pode ser contemplado na Pedra da Sereia.
Praia de Itaúnas
Depois de atravessar dunas e trechos com vegetação típica da restinga, você chegará à Praia de Itaúnas, que fica no município de Conceição da Barra, a 268km de Vitória. Localizado no extremo norte do estado, quase na fronteira com a Bahia, o destino conta com paisagens deslumbrantes, águas agitadas e um belo pôr-do-sol. Uma curiosidade é que, entre o agito da cidade e a calmaria da praia, há uma antiga vila que foi soterrada pela areia.
Nas últimas décadas, o distrito de Itaúnas tem se tornado ainda mais famoso não só pelas belas praias, mas também pelo seu tradicional forró pé-de-serra. Depois de um dia relaxante na beira do mar, a recomendação, portanto, é aproveitar a vida noturna e colocar os passos de dança pra jogo. Outro atrativo são as trilhas. Há várias opções para escolher no entorno.
Praia de Riacho Doce
Próximo a Praia de Itaúnas, que é a mais movimentada da região, há também a Riacho Doce, que já foi considerada uma das praias desertas mais bonitas do país. São nove quilômetros de uma extensa faixa de areia praticamente vazia, que coexiste com um exuberante mar verde-azulado, com águas quentinhas e tranquilas.
A praia, que marca a divisa entre o Espírito Santo e a Bahia, é banhada pelo Riacho Doce, um córrego que separa os dois estados. Com pouca infraestrutura turística, a região é ideal para quem busca sossego e tranquilidade.
Praia de Camburi
Agora, se você prefere ficar na capital capixaba, a Praia de Camburi merece um espaço no seu roteiro. Com uma orla extensa, essa é a maior e mais badalada praia de Vitória. A região é muito procurada para a prática esportiva. No calçadão, é possível observar várias pessoas correndo ou caminhando. Já na faixa de areia, partidas vôlei, futebol, futevôlei, beach tennis e a turma dos exercícios funcionais.
Além disso, o entorno da praia reúne vários quiosques, muitos dos quais contam com música ao vivo. Outro destaque é o Píer de Iemanjá, que é bastante frequentado por pescadores e pode render belos registros da viagem. O único ponto de atenção para os turistas é a qualidade da água, que nem sempre está própria para o banho. Informe-se antes.
Praia dos Padres
Com águas cristalinas e uma atmosfera bucólica, esse é sem dúvidas um dos destinos mais encantadores do estado. Situada em Guarapari, 72km ao sul de Vitória, a Praia dos Padres é um paraíso quase secreto no bairro Enseada Azul. Tranquila e menos conhecida, ela possui apenas um quilômetro de extensão e é rodeada por castanheiras e coqueiros, que proporcionam sombra e frescor até nos dias mais ensolarados.
A chegada até a costa é, por si só, um espetáculo. Para acessá-la, os visitantes precisam descer uma trilha de madeira com uma vista privilegiada para o mar azul. Além de contemplar o belo visual da praia, vale aproveitar para realizar uma trilha no seu entorno.
E não para por aí…
A lista não estaria completa sem a famosa Praia da Areia Preta, que fica em Guarapari. O nome é autoexplicativo: a costa é recoberta por areia monazítica, que, além de possuir coloração escura, conta com propriedades radioativas e medicinais. Entre as décadas de 1930 e 1940, os seus diferenciais deram projeção nacional e internacional à praia. Desde então, o município atrai turistas de diversos cantos do mundo.
Mas, o contato com essa areia é mesmo seguro? Surpreendentemente, a resposta é positiva. A região libera níveis baixos e benignos de radiação. Embora possua elementos químicos raros, como o tório, ela não possui urânio, que pode fazer mal. Pelo contrário, estudos comprovam que a polêmica areia preta poderia ser uma aliada, até mesmo, no combate ao câncer.
Para quem busca novas experiências, outro destino que não pode faltar é a Praia da Barra Seca, o único refúgio naturista do Espírito Santo. Situada no município de Linhares, esse paraíso escondido fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental e foi oficialmente delimitado há pouco mais de 30 anos. Dentro da área, a nudez é um requisito obrigatório.
Leia tudo sobre o Espírito Santo
Fonte: viagemeturismo